DISCOS
Debo Band
Debo Band
· 17 Dez 2012 · 23:45 ·
Debo Band
Debo Band
2012
Sub Pop


Sítios oficiais:
- Debo Band
- Sub Pop
Debo Band
Debo Band
2012
Sub Pop


Sítios oficiais:
- Debo Band
- Sub Pop
Estreia (mais do que) auspiciosa de uma banda-orquestra com olhos postos na música etíope.
Sub Pop e música etíope podem à partida soar tão distintos como a vida e a morte, a noite e o dia, o homem e a mulher. Mas depois de uma audição do primeiro disco da banda-orquestra Debo Band, um grupo de 11 músicos de Boston (entre os quais músicos com carimbo etíope no passaporte), tudo parece fazer sentido. É que o ecletismo de Debo Band tem razão de ser em praticamente todas as editoras de bom gosto deste mundo.

A missão destes Debo Band não é reproduzir sons do passado, é reinventá-los. Com essa ideia em mente, misturam soul, funk, pop, afrobeat, jazz e o resultado é quase sempre entusiasmante e surpreendentemente fresco. Uma canção como “Asha Gedawo”, em toda a sua genica pop, ou And Lay, em todo o seu swing afrobeat, são bilhetes de ida e volta (custosa) ao Etíope e outras paragens musicalmente “exóticas”.

Não está ao alcance de todos fazer um disco “tutti frutti” como este e sair-se bem com isso; não está sequer ao alcance de muitos, imagine-se. Praticamente cada canção de Debo Band segue um rumo distinto mas nem por isso o disco deixa de se afirmar pela sua unidade e coerência. Londe de ser um disco de música mundo no sentido mais restrito, Debo Band é uma viagem de mil cores, odores e sentidos; uma maravilha.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros