DISCOS
El-P
Cancer For Cure
· 04 Out 2012 · 00:22 ·
El-P
Cancer For Cure
2012
Fat Possum


Sítios oficiais:
- Fat Possum
El-P
Cancer For Cure
2012
Fat Possum


Sítios oficiais:
- Fat Possum
Mais fácil? Dificilmente!
El-P, o artista anteriormente conhecido como El-Producto, fez alguns favores aos ouvintes. Ou será que fez mesmo? As suas letras vêm transcritas no booklet do disco. Só que fazem tamanho contraste com o fundo, que a dada altura já nos perdemos, e preferimos apenas confiar nos nossos ouvidos. A música é menos puramente sónica do que nos tempos de Fantastic Damage e das produções para os Cannibal Ox. Mas ao mesmo tempo mantém a capacidade de nos cercar de estímulos auditivos, tornando cada audição num rodízio de novidades. Presente envenenado? A resposta é um retumbante NÃO.

Isto porque, quem conhece El-P desde os tempos do histórico e magnífico Funcrusher Plus, do seu grupo Company Flow, sabe que ele provavelmente não teria piada de outra forma. Cancer 4 Cure é, mais uma vez, o mundo pelos olhos de El-P. Sejam cenários mais ou menos possíveis, sejam situações mais ou menos concretas. El-P é um virtuoso das palavras e das produções. O seu ritmo verbal contém espaço para fazer caber mais palavras numa respiração do que a esmagadora maioria dos MCs. É como que uma mistura de Gift Of Gab, o acrobático MC dos Blackalicious, com os jogos verbais de Doseone dos Clouddead, caso este perdesse um pouco do surrealismo.

Suspeito, no entanto, que estas comparações não deixariam El-P muito feliz. Isto porque há um terceiro factor que convém não menosprezar. Este senhor mantém-se agressivo como quando pela primeira vez se cruzou connosco. Não há aqui tempo para divagações hippies, nem cenas de estudante charrado. Tudo aqui é super vívido, amplificado por produções que encharcam o boom-bap em ácido electro, industrial e noisy até esquecermos que ele sequer existe. Os convidados são, igualmente, pessoas que ficam nitidamente bem na sua companhia, tratando-se de gente como Mr. Muthafuckin’ Exquire, Killer Mike ou Danny Brown que tem a dose de fúria, braggadocio e excentricidade adequadas a um disco como Cancer 4 Cure.

Em suma, este é um disco que mantém a tradição de exigência a que Jaime Meline já nos acostumou. Muito adequado na altura em que gente como os Death Grips apanham a batuta que os Cannibal Ox e a editora Def Jux deixaram caír aquando do seu desaparecimento. El-P tem uma visão, uma missão e uma série de objectivos, como qualquer empresa de renome. E quem não estiver no espírito, que se desligue de imediato. Os outros ouvirão um dos grandes discos de 2012.
Nuno Proença
nunoproenca@gmail.com

Parceiros