DISCOS
A Banda Mais Bonita Da Cidade
A Banda Mais Bonita Da Cidade
· 09 Nov 2011 · 20:37 ·
A Banda Mais Bonita Da Cidade
A Banda Mais Bonita Da Cidade
2011
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- A Banda Mais Bonita Da Cidade
A Banda Mais Bonita Da Cidade
A Banda Mais Bonita Da Cidade
2011
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- A Banda Mais Bonita Da Cidade
Como analisar um meme.
Aquilo que importa saber é se a viralidade de "Oração" e respectivo vídeo (e há que questionar se não terá sido esse o verdadeiro motivo das muitas partilhas por todos os lados - ao invés da canção), que tantas almas tão cristãmente lavou quando surgiu, não terá demasiado peso na apreciação do disco homónimo da banda. Ou: estará o grupo brasileiro condenado a não ser mais do que uma one-hit wonder? A fórmula mais simples de obter a resposta é ouvi-lo ignorando por completo essa (aqui) décima-primeira faixa. O que resta à Banda Mais Bonita é um conjunto de canções meigas, onde MPB se cruza com o indie e alguma electrónica para um disco, no seu todo, aceitável.

O que mais empolgará os ouvidos bem trabalhados do ouvinte não-casual em A Banda Mais Bonita... serão sem dúvida os ecos distantes d'Os Mutantes, como por exemplo em "Aos Garotos De Aluguel" ou "Ótima", assim como versos tal qual o azul do céu é de uma beleza que caçoa ("Boa Pessoa"). Já os restantes, os que ouviram "Oração" e não tiveram vontade de ouvir mais mas que irão marcar certamente presença nos concertos futuros da banda só para a cantar em coro, terão faixas fáceis de ignorar como "Nunca" e "Cantiga De Dar Tchau" para fazerem de conta de que os conhecem muito bem e são os maiores dos fãs. E talvez tenham razão. A Banda Mais Bonita... não será um clássico instantâneo, mas, muito como a faixa de que se fala, serão virais o suficiente para terem sucesso, pelo menos por agora.

Serve isto para dizer que o disco agradará a gregos e troianos sem ser necessário chatear-se muito com isso. O que é de facto bom salta à vista - para além das mencionadas, "Balada Da Bailarina Torta" "Oxigénio" e "Se Eu Corro" também merecem destaque -, o que é xarope também; já para agradarem aos cínicos (este escriba chumbou a história: macedónios conta para a analogia?), terão de correr bastante para que deles não se diga que nunca passarão de uns Tribalistas v2.0. Não que os cínicos contem para alguma coisa.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros