DISCOS
The Natural Yogurt Band
Tuck In With…
· 13 Out 2011 · 10:25 ·
The Natural Yogurt Band
Tuck In With…
2011
Now-Again / Flur


Sítios oficiais:
- The Natural Yogurt Band
- Now-Again
- Flur
The Natural Yogurt Band
Tuck In With…
2011
Now-Again / Flur


Sítios oficiais:
- The Natural Yogurt Band
- Now-Again
- Flur
Dupla de garimpeiros desenterra diamantes em bruto em velha mina funk-jazz.
Se alguma vez alguém proferiu que a experimentação deve estar arredada da diversão, que se castigue com violência. Não só é possível a pura diversão quando o pragmatismo científico e sisudo é afastado, como é possível ser-se sério quando se quer entreter as almas em busca do escape. E é disso que se trata em Tuck In With... dos The Natural Yogurt Band: entreter o melómano com um groove intemporal altamente contagiante sem o alienar por completo da sua amarga realidade.

Depois do editado e re-editado Away With Melancholy de 2009, os "garimpeiros" britânicos Wayne Fullwood e Miles Newbold (que de "iogurteiros" nada têm) regressam mais uma vez afoitos, desejosos de novas experiências, de espírito aguçado e com um impecável sentido de oportunidade pelos diamantes que sacam do fundo de uma mina explorada vezes sem conta. É no lado tunante de uma sonoridade vintage que este projecto – com inusual designação – encontra a energia para uma escrita criativa que nada mais faz senão soltar dinamismo na descrição de um mise en scène algo caprichoso. Em Tuck In With… sente o sabor vida, da nossa vida, pulsando luminosidades diversificadas, emoções inteligíveis, não se inibindo de contrastes distintos que podem ir da euforia festiva à melancolia de um coração partido, evitando tudo por tudo que a atitude canastra se aproxime da coluna vertebral que sustenta este divertido corpo em acção.

Num exercício modernista rock-jazz-funk que entala referências da library music e do psicadelismo no interior de um sonho húmido – completamente utópico – capaz de colocar na mesma sala criadores insanos como Quantic, Yesterdays New Quintet de Madlib, Lalo Schifrin ou Tommy Guerrero para uma jam noite dentro, sente-se a hegemonia do propósito de devolver poder às linguagens clássicas enquanto o espírito iluminado procura soluções para o futuro. O espantoso é que os The Natural Yogurt Band parecem fazê-lo com uma perna às costas, como se tivessem nascido com esse único propósito. Assim se têm divertido. Nós, comuns mortais, vamos, felizmente, comendo por tabela agradecendo esta saudável extravagância que alegra qualquer rotina circunspecta.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros