DISCOS
Dadavistic Orchestra
Dokument.02
· 27 Set 2011 · 09:48 ·
Dadavistic Orchestra
Dokument.02
2011
Dust Science Recordings


Sítios oficiais:
- Dadavistic Orchestra
- Dust Science Recordings
Dadavistic Orchestra
Dokument.02
2011
Dust Science Recordings


Sítios oficiais:
- Dadavistic Orchestra
- Dust Science Recordings
Segundo tomo de uma trilogia carregada de texturas ambientais com um imenso poder de sugestão imagética e sensorial.
A Dadavistic Orchestra resulta da colaboração entre membros de dois projectos que se dedicam, desde há muitos anos, ao experimentalismo electrónico compactado em texturas ambientais: The Black Dog e The Psychick Warriors ov Gaia. Dokument.02 (Dust Science Recordings, 2011) é o segundo tomo de uma trilogia pautada por edições especiais em vinil, limitadas a 300 cópias, com mais de 60 minutos de duração.

O ambiental vive do poder de sugestão sensorial, projectando imagens em movimento no cérebro a partir de um aparente vazio harmónico (ou o outro lado do espelho, o caos da atonalidade fragmentada em sucessivas camadas sobrepostas). Muitas das novas produções revelam-se demasiada soporíferas, no limiar da "muzak" de elevador mas, ainda assim, com pretensões artísticas algo risíveis (regra número 1: citar Brian Eno nas entrevistas).

Por entre dezenas de discos insípidos, porém, destacam-se produções acima da média, capazes de cristalizar o ocaso do género ambiental. Tryptych (Modern Love, 2011), revisão da matéria dada por Demdike Stare, é um desses momentos singulares, ao que não será alheia a inspiração cinematográfica, teleportando o ouvinte para o cenário de um filme de terror em constante mutação conceptual.

Dokument.02 não tem uma imagética tão rica. É mais difícil, mais profundo e progressivo, implicando um maior comprometimento de disposição e atenção. Mas superada a primeira sensação de estranheza, acaba por se saldar numa experiência não menos extraordinária. Uma torrente de sensações - lenta, soturna, enigmática - que se explana no tempo e no espaço. Como um bom livro de ficção científica, para ir redescobrindo leitura após leitura, até distinguir as lágrimas da chuva.
Gustavo Sampaio
gsampaio@hotmail.com

Parceiros