DISCOS
Kubik
Psicotic Jazz Hall
· 16 Set 2011 · 09:49 ·
Kubik
Psicotic Jazz Hall
2011
TMG


Sítios oficiais:
- Kubik
- TMG
Kubik
Psicotic Jazz Hall
2011
TMG


Sítios oficiais:
- Kubik
- TMG
Amálgama obscura nas sombras do jazz.
Víctor Afonso é um experimentalista sonoro que desde o início da década passada tem trabalhado sob o pseudónimo Kubik. É dele a autoria de dois discos que marcaram a facção marginal dos anos '00 portugueses: Oblique Musique (Zounds Records, 2001) e Metamorphosia (Zounds Records, 2005). Pelo meio editou ainda dois interessantes EPs, ambos edições de netlabels lusas: Infinite Territory (Test Tube, 2006) e How blue was my sky (MiMi Records, 2008). Nessas gravações Afonso construiu manifestos de originalidade e confusão sónica, metamorfoses caleidoscópicas multi-referenciais.

Com este novo trabalho Kubik mantém os pressupostos base que alimentaram os discos anteriores, mas há agora um especial enfoque à volta daquilo que ele se entende como “jazz” – palavra que até se encontra no título do álbum. Os sons recortados, colados, transformados e processados por Víctor Afonso andam à volta da instrumentação típica que habitualmente se associa ao jazz convencional, por vezes são usadas estruturas ou pormenores mais típicos do género, mas o resultado vai muito para além disso.

A estranha amálgama sonora que resulta do processo de transformação kubkiano encontra pontos de referência em diversos géneros e sub-géneros (a sua enumeração será um delicioso e profícuo passatempo), mas a sua principal linguagem, poderemos aventar, será a pós-modernidade: revisão de todas as linguagens anteriores e em simultâneo a sua própria (e consciente) subversão. No actual panorama musical português poderemos encontrar um paralelo – estilístico, não estritamente sonoro – no trabalho que o LUME – Lisbon Underground Music Ensemble vem desenvolvendo: pela inesperada junção de discursos, pelo prazer de nos fazer procurar beleza no caos. E, em consonância com a LUME, a música de Kubik assume também um certo cariz cinematográfico.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
RELACIONADO / Kubik
Discos
Metamorphosia
2005
Entrevistas
Estilhaços de uma metamorfose
22 Mai 2005
Ao Vivo
Festival Best.Off
8-10 Dez 2005: Casa da Música, Porto
Kubik
13 Mai 2004: O Meu Mercedes é Maior que o Teu, Porto
ÚLTIMOS DISCOS
We Sea
Basbaque
· POR Paulo Cecílio ·
Pasmo.
ÚLTIMAS

Parceiros