DISCOS
Kafka
Fantôme intro das waltz
· 28 Jun 2003 · 08:00 ·
Kafka
Fantôme intro das waltz
2003
Bor Land/Opções
Kafka
Fantôme intro das waltz
2003
Bor Land/Opções
Algumas bandas procuram no tempo um aliado, uma ajuda num processo de maturidade, definição de uma sonoridade e um rumo para a sua inspiração e dotes musicais. Os Kafka são um desses casos. Souberam esperar pela altura certa e o resultado é um disco carregado de talento.

Para aqueles que acompanham a carreira da banda de Barcelos há já alguns anos, tornava-se incompreensível (até certo ponto) a não edição de um disco. Demorou, mas podemos concluir que valeu a pena. Do primeiro ao último tema, “Fantôme intro das waltz” prima por uma solidez sonora que vem sendo rara, envolvendo-nos numa atmosfera feita de estilhaços de solidão à mistura com momentos de verdadeira introspecção intelectual. Falamos de pensamentos, de um abrir das várias portas da alma e o entrar em quartos que albergam segredos, mistérios e enigmas que nos acompanham ao longo do tempo. Uma ideia bem presente em “Daiz of Morning Shades”, onde se canta “give your soul a chance to come out every day”. Resumindo, uma viagem interior onde se pretende que a intuição ultrapasse os limites da realidade (ou ilusão?), concebendo liberdade ao que de mais precioso os homens têm, a alma.

Talvez por isso, e depois de algumas audições, canções como “Soul Cage ou o escândalo da fome”, “Legacy” ou “Ballerina”, nos toquem bem lá no fundo e nos marquem com sons e palavras poéticas. Sim, porque é disso mesmo que se trata, de poesia, ritmos e ruídos que, e em plena sintonia, acabam por conferir uma musicalidade pura, intensa e viciante às composições dos Kafka.

“Fantôme intro das waltz” é um disco conceptual, que prima por uma beleza estética assinalável e, em particular, feito de grandes canções e longe da ligeireza a que muitas bandas se vêem entregando, num facilitismo criativo que em nada beneficia a música. Por isso mesmo nos arriscamos a afirmar que este será um dos grandes discos nacionais de 2003.
Jorge Baldaia

Parceiros