DISCOS
Grass Widow
Past Time
· 28 Out 2010 · 12:12 ·
Grass Widow
Past Time
2010
Kill Rock Stars / Popstock Portugal


Sítios oficiais:
- Grass Widow
- Kill Rock Stars
- Popstock Portugal
Grass Widow
Past Time
2010
Kill Rock Stars / Popstock Portugal


Sítios oficiais:
- Grass Widow
- Kill Rock Stars
- Popstock Portugal
Actualização possível das rotinas riot grrrl recorda-nos constantemente de que este é um disco da Kill Rock Stars.

Entre os mais reconhecíveis símbolos do autêntico indie norte-americano, o selo da Kill Rock Stars é talvez aquele que mais indícios oferece em relação ao conteúdo dos seus discos. O mesmo significa que a margem de erro nunca é muita para quem tenta adivinhar o que se passa no interior de um álbum da Kill Rock Stars gravado exclusivamente por mulheres (ou jovens mulheres). O disco de miúdas é uma proposta clássica da Kill Rock Stars e, como tal, persegue uma série de referências e tradições, que até estranharíamos se fossem evitadas (as vozes estridentes, por exemplo, são obrigatórias). E ainda bem.

Por arrasto, torna-se difícil descrever a música das Grass Widow sem chamar ao terreiro os mais sagrados nomes (caso das Slits e das Liliput/Kleenex), que um dia garantiram as coordenadas àquilo que passou a ser conhecido como riot grrrl, assim que as Bikini Kill (e o furacão Kathleen Hanna) colocaram a boca no megafone de uma multidão de jovens norte-americanas atiçadas pela ideia de fazer rock autonomamente.

Ainda que o fogacho riot grrrl já tenha estado mais aceso, as Grass Widow evidenciam uma convicção (típica do rock actual de São Francisco) que as coloca em boa posição entre as bandas mais capazes de transportar o testemunho deixado pelas Sleater-Kinney - o que não quer dizer pouco, se nos recordamos de como a banda de Olympia assumiu um percurso quase intocável até The Woods, um disco de despedida (será?) com uma vitalidade que muitos colectivos desejariam demonstrar na sua estreia. Past Time, o segundo disco das Grass Widow, tem um tic tac emocional tão acelerado como o das Sleater-Kinney e a quantidade mínima de canções capazes de agarrar.

Nos momentos em que modera o seu frenesim feminino e mete uma mudança abaixo nos ritmos, Past Time liberta espaço para o tipo de doçura que sobra de uma cena do documentário sobre a reunião dos Pixies, em que as irmãs Deal (Kim e Kelley, outras madrinhas do género) falam dos rapazes, enquanto fazem croché num atrelado à parte. As Grass Window cozem-se bem melodicamente (todas cantam) entre si e também com as pontuais entradas de um violino cigano para casamentos e funerais. É pena que o disco termine mesmo antes de nos decidirmos por completo em relação ao trio, mas fica na mesa um projecto de entusiasmo para reconsiderar mais tarde.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros