DISCOS
Pulse
Everyday’s Song
· 19 Jun 2003 · 08:00 ·
Pulse
Everyday’s Song
2002
Ed. Autor


Sítios oficiais:
- Pulse
Pulse
Everyday’s Song
2002
Ed. Autor


Sítios oficiais:
- Pulse
Os Pulse giram em torno de toda uma cena independente que aflora em São Leopoldo (RS) e que urge ser conhecida. Para os interessados, o blog “O Apanhador” (http://www.oapanhador.net) poderá ser um bom ponto de partida para um conhecimento global daquilo que emerge em terras brasileiras.

Formada em 1998, a banda foi conhecendo sucessivas mutações e desenvolvimentos sendo composta actualmente pelos irmãos Fabricio e Rafael Gomez, Breno Jr. e Daniel Helfensteller. O primeiro EP, “Pulse”, conheceu edição em Janeiro de 2000 e era já um interessante disco de estreia, abarcando terrenos que voltam a ser pisados pelo segundo registo, de finais de 2002, “Everyday’s Song”. Manifesto por uma atitude que acredita numa “relação contínua de todas as coisas”, passando pela capacidade de expressar um sentimento interior e pelo meio comunicacional necessário para o fazer, “Everyday’s Song” é também uma viagem ao início dos anos 90 e a todo um movimento (grunge e não só) que deixou farta descendência como a que aqui encontramos. Mas que também se assume como um retrato de sons do presente – tão deslumbrados com o passado quanto abertos a novos ideias – que conseguem cativar com aquilo que grande parte da música sempre foi e continuará a ser: simplicidade. Simplicidade nas melodias, nos riffs de guitarra e nas texturas distorcidas que nunca casam. Pese tudo isto, o material apresentado é mais pesado do que o do registo homónimo de estreia, o que não quer necessariamente dizer que seja pior. Uma das falhas mais evidentes acaba por ser a pouca qualidade das letras, de uma pobreza de ideias notória, que recorre ao inglês (e que assim esconde mais aquele factor), mas que poderia merecer uma maior atenção no futuro. Além disso, o formato acusa algum desgaste, o que poderá demover muitos durante a audição do disco.

“Everyday’s Song” é composto por quatro temas originais e começa com “Mother”, uma música com uma melodia bem estruturada e uma letra que é uma ode à mãe (pois...). Segue-se “Calling for the sun”, um tema de guitarras menos pesadas e um dos melhores apresentados. “Unconscious”, a terceira faixa, apresenta um complexo jogo de vozes no refrão e “Everyday’s song” fecha o conjunto de quatro com uma letra que conta a história de um rapaz de rua (pois, pois...). Como faixas adicionais estão também presentes os quatro temas do EP de estreia, para quem não o acompanhou aquando do seu lançamento.
Tiago Gonçalves
tgoncalves@bodyspace.net

Parceiros