DISCOS
Silver Columns
Yes And Dance
· 11 Out 2010 · 10:07 ·
Silver Columns
Yes And Dance
2010
Moshi Moshi


Sítios oficiais:
- Silver Columns
- Moshi Moshi
Silver Columns
Yes And Dance
2010
Moshi Moshi


Sítios oficiais:
- Silver Columns
- Moshi Moshi
A boa vida reina para além do legado dos Hot Chip. E os Silver Columns estão no meio da multidão.
Pelos vistos, a synth pop mais fresca está ainda por mirrar, isto para quem não se farta de apontar o dedo às fórmulas esgotadas e aos temas contagiantes de que é sempre – e bem – sinónima. E assim é Yes And Dance, primeiro disco da dupla Silver Columns: uma prova de que, não sendo novidade para o ouvido, resulta numa sempre bem-vinda lufada de ar fresco, sobretudo para quem vê nos Hot Chip um dos melhores casos de sucesso da matemática pop revestida a sintetizadores e temas orelhudos.

Não é por acaso que falamos dos autores de outro dos discos mais simpático de 2010. Afinal de contas, coincidências não existem e os Silver Columns têm consciência da água que têm que beber para expelir música assim - a malha "Yes And Dance" roça o limiar dos direitos de autor. É nas linhas de sintetizadores e nas vocalizações que encontramos maiores semelhanças com a banda de Alexis Taylor e companhia, mas isso não significa exactamente uma apropriação de sonoridade. É antes uma lição bem estudada, como se estivéssemos perante samples de ideias e formatos; conteúdo bem influenciado mas empacotado com autenticidade.

Por vezes, as batidas aceleradas acima do permitido pelo cardiologista tornam Yes And Dance uma boa mistura de pista de dança mais electro com a institucionalização pop – que diz como e quando um bom refrão ou tema devem ter lugar. É esse o caso de “Brow Beaten”, o primeiro single conhecido da dupla britânica, ainda em 2009, e que os deu a conhecer ao mundo. Já outros temas menos compassados, com pads cintilantes e reverberação exagerada, revelam a faceta apaixonada de um disco que, à primeira vista, poderia esgotar-se numa única postura.

A instrumentalização pouco ou nada se altera, baseando-se na utilização desenfreada de software, caixas de ritmos e efeitos digitais. “Warm Welcome” acaba, assim, por ser uma das faixas mais aliciantes do alinhamento. Um discreto piano digital, as vozes alternantes e, quando as regras mandam, em consonância, bem como batidas divergentemente mais complexas são prova do que os Silver Columns são capazes de fazer em registos menos óbvios - "To Wake You" rege-se pelos mesmos princípios, sendo fácil de perceber que é outra das jóias da coroa.

Conclusão: Yes And Dance está para 2010 como LP, dos Discovery, esteve para 2009. O uso e abuso de certas fórmulas levou necessariamente à sua distorção e manipulação desenfreadas, para não dizer descontroladas, em certas ocasiões. A questão é se a coisa sai bem feita. E, se há vida para além dos Hot Chip, os Silver Columns encontram-se certamente no meio da multidão expectante no purgatório.
Simão Martins
simaopmartins@gmail.com

Parceiros