DISCOS
Legion of Two
Riffs
· 28 Abr 2010 · 01:15 ·
Legion of Two
Riffs
2009
Planet Mu


Sítios oficiais:
- Legion of Two
- Planet Mu
Legion of Two
Riffs
2009
Planet Mu


Sítios oficiais:
- Legion of Two
- Planet Mu
Uma força intensa de brutalidade noise que nos atropela com a delicadeza de robots soldados.
Projecto de dois irlandeses ligados à electrónica no seio da editora do mítico Mike Paradinas, Legion of Two e este seu Riffs é uma pérola do ano passado que se ouve com bastante prazer quase um ano depois. A legião é composta por uma batalha a dois, entre percussão artesanal manufacturada de Lacey e sons robotizados e anti-orgânicos de O’Boyle. Pelo meio muitos riffs de eternidade noise e baixos de gravidade atroz, sob chuva de dub e feedback que tornam este disco uma fábrica ambiental de tormentas exploratórias.

E ambiental-industrial é o termo certo. Será a melhor definição para este duo, que transmite paisagens quase Vangelicas de um “Blade Runner” como que relidas por Godflesh numa fase em que andem a ouvir algum Aphex Twin e muito Two Lone Swordsmen. Isso sente-se mais do que nunca nos brilhantes “And Now We Wait” e “Palace (Dub)”. Mas há mais, muito mais. Há a cada esquina a recuperação industrial de uns sempre esquecidos “masters” do pós-rock Bowery Electric ou dos Ui de Sasha Frère-Jones metidos ao barulho com noise à Techno Animal como acontece fielmente no brutal “Handling Noise”.

Pedalando pelo álbum fora, sobre camadas de lenta ascensão percussiva, a viagem dá-se facilmente, sendo normal sentir após mais de meia hora de mergulho sonoro alguns efeitos secundários dos bons. É um reviver do melhor pós-rock, que passa igualmente por uns seminais Kreidler embebidos em dub-trance tipo Jeff Dread ou Shaolin Wooden Men num tema que pode definir para alguns estes Legion of Two: “It Really Does Takes Time”. Verdade, até porque enquanto os ouvia pediram-me mais do que uma vez para baixar o volume ou usar auscultadores. Se calhar, por isso, é que no fim nos reservam um dubindustrialíssimo e imperativo “Cast Out Your Demons”. Estou já a tratar disso.
Nuno Leal
nunleal@gmail.com

Parceiros