DISCOS
Sleeping States
In The Gardens of The North
· 13 Abr 2010 · 16:59 ·
Sleeping States
In The Gardens of The North
2009
Bella Union / Popstock


Sítios oficiais:
- Sleeping States
- Bella Union
- Popstock
Sleeping States
In The Gardens of The North
2009
Bella Union / Popstock


Sítios oficiais:
- Sleeping States
- Bella Union
- Popstock
Pérola despercebida do ano passado, com laivos de Grizzly Bear, Rufus Wainwright, 4AD e muito talento.
Os Sleeping States são no fundo, um projecto de um homem só, apesar de terem vários músicos a colaborarem no disco e nos concertos ao vivo. Mas sim, é Markland Starkie quem merece os louros, neste seu segundo trabalho depois do EP Old vs. New. Uma personagem DIY cuja voz é um misto agradável de Rufus Wainwright e Edward Droste e por consequência, um pau de dois bicos. Porque é uma voz que nos agarra logo desde o primeiro segundo, mas também imediatamente lhe tira alguma originalidade, o que é pena. Contudo, essa falta é compensada com uma notável capacidade de escrever sublimes momentos pop.

Momentos como “Rings of Saturn”. Poema épico cantado sobre dedadas de baixo que nos levam a paisagens onde facilmente nos perdemos com vontade de nos perder, das dedadas simples ao caos orquestral no fim. Logo a seguir, uns Grizzly Bearicos “The Next Village” e “Showers in Summer”, para depois um tranquilizante “Breathing Space” que serve de passagem para a arrebatadora pérola coral “Gardens of South”.

O intenso “Red King” surge em ritmo “shoegazer”, numa fusão belíssima entre breaks, baixos e guitarras 4AD de noventas com a já descrita voz de Starkie. Rufus “meets” Pale Saints. É talvez a melhor canção do disco. Tudo se acalma a seguir entre duas canções que de forma sonorífera se aproximam dos momentos mais sonolentos de Andrew Bird ou Beirut (curiosamente também eles algo Rufus-alike no que toca à voz). Uma zona baixa num disco que depois acaba em alta, em terrenos outra vez mais 4AD de noventas, com pitadas de sintetizador gélido e tudo, no fenomenal “The Cartographer”. Esta colagem recorrente a sons do hemisfério da editora de Ivo Watts-Russell não é despropositada, ou não fosse o dono da Bella Union, Simon Raymonde, o grande baixista dos Cocteau Twins pós-Garlands. E como Simon deve estar orgulhoso deste belo In The Gardens of The North.
Nuno Leal
nunleal@gmail.com

Parceiros