DISCOS
Doug Paisley
Doug Paisley
· 08 Jan 2010 · 00:04 ·
Doug Paisley
Doug Paisley
2008
No Quarter / Mbari


Sítios oficiais:
- Doug Paisley
- No Quarter
- Mbari
Doug Paisley
Doug Paisley
2008
No Quarter / Mbari


Sítios oficiais:
- Doug Paisley
- No Quarter
- Mbari
Soa e sabe tão bem como uma lareira aconchegante numa casa na pradaria norte-americana.
Vindo ainda do ano que passou há dias, Doug Paisley traz-nos um quase-perfeito disco de Inverno, um homónimo carregado com algum do feeling que os seus conterrâneos geniais The Band ou Neil Young possuem de forma inata: as raízes de toda a música norte-americana de tez country a treparem-lhes o corpo como heras. Doug Paisley é claramente música virada para oeste numa viagem a frio e de sonho auto-biográfica. Porque na realidade Doug é canadiano citadino de Toronto e não vive na pradaria canadiana, muito menos dos States.

Contudo, o seu talento agro-musical engana-nos bem. Parece mesmo um cantautor perdido algures entre Alberta e o Montana. Sensação construída pela suavidade dos acordes da sua viola a par de uma voz que arranca meio John Martyn no óptimo “What about us?” mas que depois se fica por uma espécie de voz Jim O’Rourke em estados mais country sem grande brio especial. No entanto, chega e aconchega, ainda mais quando se junta a Simone Schmidt, em vários mini-duetos que se tornam os maiores tesouros desta pequena colecção de bandas-sonoras de pradaria indie.

Tesouros como “A Day is Very Long”, grande canção, com um toquezinho de pujança no final, ou “Take my Hand”, o melhor tema, balada que abre em trampolim de orgão e voz a imitar um trompete. Não é Gram Parsons e Emmylou Harris, embora em “Last Duet” queira ser ou parecer, pelo menos um pouco, mas são sem dúvida, momentos muito interessantes de música. E novos fôlegos, num género de som que tende a cair quase sempre para o comercialóide, são sempre bem-vindos. Obrigado por existires Canadá.
Nuno Leal
nunleal@gmail.com

Parceiros