DISCOS
Les Claypool
Of Fungi and Foe
· 23 Nov 2009 · 12:40 ·
Les Claypool
Of Fungi and Foe
2009
Prawn Song Records / Popstock


Sítios oficiais:
- Les Claypool
- Popstock
Les Claypool
Of Fungi and Foe
2009
Prawn Song Records / Popstock


Sítios oficiais:
- Les Claypool
- Popstock
O baixista excêntrico dos Primus une os pontos entre o grotesco, música de fanfarra e os malditos Republicanos.
O Atlântico faz toda a diferença na forma como a Europa entende Les Claypool e os seus Primus. Aquele que é um dos mais célebres e incansáveis baixistas nos Estados Unidos, poucas vezes traduziu esse estatuto entre o público europeu, que o vê como a figura curiosa de “My Name is Mud” (clássico dos Primus e momento inesquecível do Woodstock de 94) e pouco mais. A explicação é fácil: Les Claypool utiliza a excentricidade e o virtuosismo como armas apontadas ao seu próprio país. Não é por acaso que o ponto alto dos Primus é o tema de abertura gravado para South Park, série que ilustra aquele fim do mundo que todos conhecemos pelos maus hábitos e um puto gordo capaz de conspirar um genocídio só para ter um carrinho telecomandado.

Apesar do homem ser ocasionalmente chato na perfeição técnica com que domina o baixo (foi recusado nos Metallica por ser bom demais), há que reconhecer em Les Claypool um talento enorme para a caricatura dos red necks e escumalha branca que vota no partido Republicano e ama o NRA. Sem destoar, Of Fungi and Foe, álbum formado a partir das deixas gravadas para um jogo de computador e um filme, tem nessa crítica interna a sua maior força (e uma das poucas, acrescente-se).

Les Claypool adora transformar americanos típicos em figuras grotescas: “Mushroom men” faz um retrato jocoso-alegre dos homens presos num só lugar e envenenados pelo meio; “Red State Girl” atira-se a um desenho surrealista da bitch Republicana Sarah Palin. Quando esse ataque precisa de sustento musical, além daquele que obtém com mil instrumentos de fanfarra, o mais difícil é Les Claypool não arrancar umas linhas sobressaltas ao baixo que há muito passou a ser extensão do seu corpo. E, nesse sentido, “Booneville Stomp” recorda os bons tempos do inspiradíssimo (embora fatigante) Sailing the Seas of Cheese, dos Primus.

Of Fungi and Foe vive bem na redoma do seu universo bizarro e na pele de objecto acessório. Trata-se, afinal, de um disco que aproveita material originalmente pensado como música ambiente para um primeiro plano visual. É fácil imaginar um macaco aos pulos, num jogo de plataformas, sempre pronto a amealhar cifrões, bananas e cogumelos. Podia ser o irmão símio de George Bush. É ele que surge camuflado no canto inferior direito da capa do disco. No fundo, é ele o mote para as piadas que Les Claypool transforma em música nos últimos anos.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros