DISCOS
Walter Benjamin & Baga
Ice Cream and Swinging Lettuce
· 07 Out 2009 · 09:33 ·
Walter Benjamin & Baga
Ice Cream and Swinging Lettuce
2009
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Walter Benjamin & Baga
Walter Benjamin & Baga
Ice Cream and Swinging Lettuce
2009
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Walter Benjamin & Baga
Acompanhado pelo amigo Baga, Walter Benjamin vai-se afastando das baladas choninhas.
De Walter Benjamin já conhecemos dois bons registos a título individual, um curto EP The Dog Follows the Bull (2007) e um bonito álbum The National Crisis (2008), ambas edições da entretanto extinta Merzbau. Os dois discos mostram baladas indies bem desenhadas, cançonetas frágeis, bonitas. Sozinho, guitarra e pouco mais, Benjamin (de nome verdadeiro Luís Nunes) mostra canções como “Cannonball” ou “Like Jackson Pollock”, que justificam a atenção de um público alargado.

Ice Cream and Swinging Lettuce é um pequeno EP onde o cantautor muda de direcção. Aqui tem a companhia de Baga, com quem reparte a autoria dos temas e a interpretação dos vários instrumentos. Há desde logo a primeira surpresa, a matriz electrónica que cobre o primeiro tema, “Metal Detector”. Mas depois vem a voz de Walter (é sempre ele quem canta) e percebemos que a música não é assim tão distante daquela que conhecemos: a voz melosa está mais escondida pela malha instrumental mas destaca-se sempre. À segunda faixa, “Our Last Bottle”, o contraste já não é tão grande, e outra vez a voz dominar o espaço todo, com a naturalidade de quem canta banalidades ao mesmo tempo que dispara verdades universais: “you won’t live forever”.

“Ride to Outer Space”, o terceiro tema, é o mais choninhas, quase podia entrar num disco a solo de Walter - é também o menos interessante deste EP em duo. A coisa volta a compor-se na faixa seguinte, “Breathe Well”, onde há mais maquinaria e uma poderosa melodia que vai escalando – ao vivo, como se confirmou num concerto na livraria Trama, este tema estica-se num pós-rock “vai-acima-vai-abaixo” da melhor herança GY!BE. O disco fecha com um pequeno instrumental (dois minutos) onde a voz sussurra sobre o tapete de guitarra e orgão.

Baga e Walter já se conhecem bem, são amigos de longa data e colegas no grupo Jesus, The Misunderstood. Esta parceria é bem conseguida e naturalmente desequilibrada para o lado de Water (a culpa é da voz, claro, não há nada a fazer). Apesar da duração breve, há aqui boas pistas, Walter mostra que pode combinar as suas melodias directas com arranjos instrumentais mais ousados. Por agora, vale a pena saborear este gelado de fim de verão.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros