DISCOS
Koushik
Out Of My Window
· 25 Jun 2009 · 23:01 ·
Koushik
Out Of My Window
2009
Stones Throw / Flur


Sítios oficiais:
- Koushik
- Stones Throw
- Flur
Koushik
Out Of My Window
2009
Stones Throw / Flur


Sítios oficiais:
- Koushik
- Stones Throw
- Flur
Psicadélico q.b., mas sobretudo etéreo, é daqueles discos que sabe a melão no Verão para quem gosta de melão.
A Stones Throw continua a fazer das suas este ano. Continua a alargar o seu laboratório de experiências hip hop e neo-soul com outros sons. Out of my window é o primeiro álbum a sério do canadiano Koushik Ghosh, ele próprio com origem no hip-hop, tendo trabalhado com Madvillain, para além de alguns EP´s, todos editados na Stones. Mas a onda deste novo talento é muito mais Four Tet e Caribou, projectos com quem aliás já colaborou.

Isso nota-se ao longo desta colecção debutante de canções, peças motorizadas a breaks hip hop old school de bateria mas propulsionadas por toda a panóplia de coros, flautas, sintetizadores, cordas, sons e sonzinhos. Há muito Four Tet por ali, mas também muito Caribou, Boards of Canada com pitadas de DJ Shadow. Muitos sons perdidos de livraria tipo Luke Vibert onda Nuggets. Muito psyche-pop acústico de uns Free Design reinventados por uma nova linguagem da era da informática. Nessa mistela mental também montes de samples de material funk e soul dos 60’s e 70’s recheando aqui e ali o sussurro pop da sua própria voz. E a voz de Koushik é também ela um instrumento, de suavidade hipnótica.

Psicadélico q.b., mas sobretudo etéreo, Out of my window é daqueles discos, canção a canção, que sabe a melão no Verão para quem gosta de melão. Pois então. É realmente som para abrirmos a janela e deixarmo-nos ir pela paisagem de estio onde não há lugar para o medo nem para o frio. É Verão meus senhores, e que lindos são os passarinhos e as abelhinhas do Canadá, 'bora ouvir, beber e fumar a ver o que isto dá.
Nuno Leal
nunleal@gmail.com

Parceiros