DISCOS
Death Sentence: Panda!
Insects Awaken
· 04 Jun 2009 · 22:56 ·
Death Sentence: Panda!
Insects Awaken
2008
Upset the rhythm


Sítios oficiais:
- Death Sentence: Panda!
- Upset the rhythm
Death Sentence: Panda!
Insects Awaken
2008
Upset the rhythm


Sítios oficiais:
- Death Sentence: Panda!
- Upset the rhythm
Trio de São Francisco tenta meter a folk oriental pela Rua do Punk Radioactivo à Melt Banana. O saldo é negativo.
Os Death Sentence: Panda! são a prova de que a originalidade não funciona bem como único ponto de interesse de um disco, a menos que se aceite o prazo temporário do mesmo. Isto porque existe uma novidade que se gasta como um rebuçado – ácido mas minúsculo – em Insects Awaken, o segundo álbum do trio de São Francisco que se esforça demasiado pela medalha de “Mérito Incatalogável”. A tentativa desenvolve-se com o abandono dos habituais utensílios rock a favor da flauta, clarinete, percussão aos montes e alguns instrumentos típicos da folk coreana e chinesa. A menção dos últimos deixa adivinhar um pouco do que fermenta por aqui: disco de canções abaixo dos dois minutos empenhado em podar o pós-punk com adereços étnicos e a intensidade das marchas que alegram as aldeias.

Contudo, desenganem-se os que esperavam encontrar por aqui uns novos Ground Zero (cuja influência nem sempre é devidamente referida). No melhor dos casos, os DSP! são uma espécie (bem menos inspirada) de Deerhoof com a bandeira kamizake atada à volta da cabeça. O “pára-e-arranca” ritmado de “Terrible Ways” ainda atiça (é a canção que faltou aos System of a Down), mas Insects Awaken é geralmente inconsequente.

A moral pode ser reaproveitada ao filme A Mosca (insecto que despertou na cabine de teletransporte errada). Ficamos a saber que música cerimonial chinesa e berraria não fazem pandam, tal como samba e death metal vivem bem separadamente. Lá na Ásia dos bichinhos e templos ruidosos, Insects Awaken tem atrevimento para dar e vender, mas todo este excesso parece gratuito e inglório a partir da altura em que se percebe que os Death Sentence: Panda! ainda não sabem gerir a amálgama que têm em mãos.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros