DISCOS
The Shaky Hands
Lunglight
· 01 Abr 2009 · 12:16 ·
The Shaky Hands
Lunglight
2008
Nuevos Medios / Holocene Music


Sítios oficiais:
- The Shaky Hands
- Nuevos Medios
- Holocene Music
The Shaky Hands
Lunglight
2008
Nuevos Medios / Holocene Music


Sítios oficiais:
- The Shaky Hands
- Nuevos Medios
- Holocene Music
Um daqueles discos que nos fazem logo ir ouvir outros a correr, o que já não é mau.
Há muitas bandas na história que levaram a sério uma velha máxima (preconceito?) “indie” – o primeiro disco é sempre o melhor de todos. O mais original, o mais descomprometido com a indústria, o mais experimental. Felizmente essa velha máxima não é para todos, e há muitas bandas e artistas que maravilhosamente a rejeitaram com provas dadas. Por enquanto, não é o caso destes The Shaky Hands.

Lunglight é muito mais rock do que o primeiro e homónimo da banda. Imensamente menos pop e bonito, digamos, não tem uma música que nos faça arrepiar os pêlos dos braços como por exemplo, “Why & How Come” do tal primeiro disco. Este arrepiar caminho da área de uns The Shins e Libertines na suas músicas mais Smithícas, levou-os para guitarradas mais pós-punk, que os meninos de Portland já confessaram algures provirem de audições atentas de discos que realmente valem a pena ouvir, como o GRANDE “Vs” dos Mission of Burma.

Tudo bem, aliás um segundo não tem que imitar o primeiro. Pena que nesta nova direcção, conseguem apenas um disco com pouca vida própria, e que salvo a excelente “Show me your life”, tresanda a repetição de fórmulas, a experimentações ligeiras e forçadas, por vezes (e muitas) numa colagem ainda mais descarada aos Libertines mais punk (só faltava fazerem uma mais Clash/ska/reggae), e aos “they know the secret how to make money” The Strokes ou Kings of Leon. Ouve-se bem, mas por pouco tempo, aliás faz voltar a ouvir o primeiro deles. É caso para dizer que as mãos trémulas caíram na velha máxima mas ainda vão seguramente a tempo de a renunciar, venha daí o terceiro.
Nuno Leal
nunleal@gmail.com

Parceiros