DISCOS
Intrusion
The Seduction of Silence
· 19 Mar 2009 · 18:52 ·
Intrusion
The Seduction of Silence
2009
Echospace


Sítios oficiais:
- Echospace
Intrusion
The Seduction of Silence
2009
Echospace


Sítios oficiais:
- Echospace
Podemos começar por elogiar o título e a ideia sempre oportuna de que o silêncio também tem o seu lado sedutor.
Se na esfera do dub houve alguma coisa que os Basic Channel deixaram como legado foi a gestão do silêncio e a forma de transformar o vazio em algo esteticamente útil. Parte da fórmula passou pela amplificação da estática impertinente, tornando-a num instrumento prático na concretização de um contexto sonoro global erguido a partir das coordenadas elementares do techno minimal e os efeitos narcóticos do dub. Foi nesse legado que The Coldest Season(2007) mergulhou e é nesse que The Sedution of Silence permanece submerso apesar de se movimentar numa corrente mais quente e sedutora.

Poder-se-ia eloquentemente resumir este disco a uma mera sequela do disco de estreia dos Echospace (Modell/ Hitchell), mas seria redutor para Steve Hitchell (aqui a solo), e o seu genuíno esforço, em analisar superficialmente as paisagens aquáticas que com mérito conseguiu erguer. Porque o quadro apresentado merece o sincero elogio, note-se a preocupação do autor em enquadrar o ouvinte no universo efervescente, gélido e metálico, repleto de impurezas digitais e pormenores tridimensionais, mostrando-lhe simultâneamente o azimute que o conduza até ao calor da Jamaica.

Ritmicamente mais estimulante, Intrusion planifica o trilho permitindo, na tal gestão do silêncio, criar espaço e tempo para uma beleza emergente enquanto se sente a corrente gelada a atravessar o corpo. Arrastados para um aparente vazio, somos constantemente assombrados pelos espíritos de King Tubby ou Lee Perry, sendo impossível ignorar reminiscências que lembram os melhores dias dos Rhythm & Sound. Menos surpreendente que The Coldest Season, mas igualmente contemplativo, The Seduction of Silence é mais uma prova da vitalidade do dub-techno e da sua capacidade para devolver pureza sedutora aos sonhos alheios. E bastará escutar o belíssimo «Under The Ocean» para se ter a ideia certa sobre os efeitos que este disco pretende criar.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros