DISCOS
Kaidi Tatham
In Search of Hope
· 26 Fev 2009 · 13:39 ·
Kaidi Tatham
In Search of Hope
2008
Freedom School


Sítios oficiais:
- Kaidi Tatham
- Freedom School
Kaidi Tatham
In Search of Hope
2008
Freedom School


Sítios oficiais:
- Kaidi Tatham
- Freedom School
Regresso de uma das mais proeminentes figuras do broken-beat quando já quase nos havíamos esquecido dele.
Kaidi Tatham é um nome incontornável. Um quanto desconhecido, mas incontornável; importante o suficiente para reconhece-lo como um dos mais proficientes produtores do oeste londrino, especificamente no papel de visionário da estética broken-beat. A sua música, desde as primeiras cumplicidades na Laws Of Motion (onde militava com os restantes Neon Phusion), é um verdadeiro emaranhado de referências sobre um inteligente e eloquente composto tecnológico repleto de cadências sincopadas.

O broken-beat não soara agora tão complexo ou estimulante como no início da década, nem será considerado o epicentro criativo da pop mais moderna e liberal, no entanto não deixará de ser um dos mais intrigantes fenómenos de fusão sonora dos últimos tempos. A sua equação, abrangente e interlaçada, na mão de gente com IG Culture, Orin ‘Afronaught’ Walters, Paul ‘Seiji’ Dolby ou Daz-I-Kue e, naturalemente, Kaidi Tatham, não está ao alcance de qualquer curioso de portátil na mão - por mais empenhado que esteja na desconstrução da intrincada estrutura.

Talentoso multi-instrumentalista, possuidor de um vasto conhecimento musical, especificamente nas áreas do jazz, do funk e da soul, Kaidi, também outrora conhecido por Agent K, é uma personagem discreta e obcecada, sempre disposta a virar e revirar referências estéticas ao ritmo da real gana, enquanto, esperançoso, procura o beat perfeito que sirva de suporte para os seus impulsos jazzisticos e as suas deambulações espirituais.

In Search of Hope, uma espécie de segundo disco de originais, repete os pressupostos dos trabalhos realizados no passado, não divergindo, no essencial, da dita equação broken-beat que o caracteriza. Festivo e soulful quanto baste, este renovado manifesto pessoal em busca de esperança, transmite o prazer singular que apenas a boa música transmite. É evidente a tendência mais instrumental que este disco revela e a sua complexa teia de instrumentos em acção suportado por um ritmo que tanto deve a África (pela mão do funk e do jazz) como à electrónica em geral. In Search of Hope é Kaidi Tatham. Simples, directo e luminoso, não tão ambicioso como nos dias de The Future Ain't The Same As It Used 2 B (Neon Phusion) ou Feed The Cat (Agent K), mas mesmo assim competente o suficiente para provar - uma vez mais - que desta música percebe ele.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros