DISCOS
The Portugals
SETUBAL EP
· 21 Out 2008 · 19:56 ·
The Portugals
SETUBAL EP
2008
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- The Portugals
The Portugals
SETUBAL EP
2008
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- The Portugals
Estrala um EP curtinho e a dream pop vai no ar.
As más notícias transformadas em boas notícias: o valor da dream pop praticada pelos (The) Portugals no EP de estreia SETUBAL, escrito sem acento mas inevitavelmente ligado à cidade sadina, não merece realmente ser lesado por uma escolha algo saloia dos nomes da banda e do primeiro cartão-de-visita. Até porque a música dos Portugals em nada se parece com a realidade nacional noticiada em horário nobre, sendo que, com um nome assim, o duo portuense – Paulo Barreto e Manuel Justo - arrisca-se, numa primeira abordagem superficial, a que alguém o tome como a versão patriótica dos Crise Total (que tão bem serviram a causa punk na era Guterres).

As boas notícias que prometem óptimas notícias são outras. Restringido a quatro músicas apenas, o EP SETUBAL confirma o essencial sobre os Portugals nesta altura: há por aqui um domínio suficiente da doçura e envolvência exigida pela dream pop, além de uma convincente capacidade de trabalhar a moção enganosamente estática dos Low, conduzindo-a com o pé um pouco mais pesado sobre o acelerador (25 km/h, primeira mudança). Os Portugals sabem suspender a canção, entre a estratosfera de guitarras desorientadas em shoegaze e teclados reservadamente sonolentos, mas nem sempre descobrem a melhor finalidade para a mesma (“Love Bull” pode ser, conforme a perspectiva, uma conclusão em aberto ou uma composição incompleta).

Por aqui sente-se sobretudo a promessa de que um próximo longa-duração substanciado por ideias mais amadurecidas, pode realmente marcar algum terreno no plano algo despovoado da dream pop nacional. Portugal espera pelos Portugals.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros