DISCOS
Pedro Carneiro
Improbable Transgressions
· 08 Jul 2008 · 08:00 ·
Pedro Carneiro
Improbable Transgressions
2007
Sirr


Sítios oficiais:
- Pedro Carneiro
- Sirr
Pedro Carneiro
Improbable Transgressions
2007
Sirr


Sítios oficiais:
- Pedro Carneiro
- Sirr
O grande percussionista luso está aí em dose dupla: versão original e remisturado
Pedro Carneiro tem ultimamente começado a receber, por parte do público e dos media, o merecido reconhecimento. Desenvolvendo uma obra sem igual em Portugal, Carneiro é um notável percussionista, dedicado à marimba, e maestro. Para além do percurso individual (destacado intérprete no disco "Ardor", do compositor Erkki-Sven Tüür, editado na ECM), é o maestro da Orquestra de Câmara Portuguesa, que desde 2006 tem residência no Centro Cultural de Belém.

Um dos seus mais recentes trabalhos é este duplo “Improbable Transgressions”. Se num primeiro disco Carneiro apresenta temas originais por si interpretados, no segundo disco vê as suas músicas retrabalhadas por figuras da electrónica marginal contemporânea. Ainda que por vezes o vejamos a abordar universos menos habituais (como o trio jazz com Jeff Davis e Alexandre Frazão), este será provavelmente aquele projecto onde a dose de risco é maior.

O primeiro disco é Carneiro clássico, notável executante, percussionista criativo de primeira água. Os temas, além de óptimas composições originais, servem para mostrar o talento enquanto intérprete da marimba. Servindo-se de diferentes técnicas, Carneiro apresenta um leque de temas únicos, cada um com personalidade distinta (e cada tema tem dedicatória).

Já no segundo disco o trabalho de Carneiro é retalhado e transformado em coisas novas. A diversidade dos remisturadores reflecte-se naturalmente na diversidade dos resultados. The Convolution Brothers, Ralf Wehowsky, Cristian Vogel, André Sier, Chris Brown, João Pedro Oliveira, Brandon LaBelle, Ivan Franco e Stephan Mathieu são os responsáveis pelas “transgressões” e cada um apresenta uma nova visão pessoal sobre a obra de Carneiro.

Como se não bastasse ser um dos mais notáveis executantes de marimba do mundo, Carneiro, que não tem medo de arriscar, e é também um dos mais destemidos músicos à escala mundial. Esta nova empreitada é reflexo disso mesmo e é também mais uma inegável marca de originalidade no percurso de um músico sem igual.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros