DISCOS
Swearhead
Swearhead Presents: Vol. 1
· 20 Jan 2003 · 08:00 ·
Swearhead
Swearhead Presents: Vol. 1
2002
Swear


Sítios oficiais:
- Swearhead
Swearhead
Swearhead Presents: Vol. 1
2002
Swear


Sítios oficiais:
- Swearhead
Haverá algo pior que passar aquela rara tarde de folga às compras num qualquer centro comercial, percorrendo lojas anónimas e autistas em busca daquela peça de roupa de que necessitamos há tanto tempo mas que não acreditamos vir a encontrar, até porque em boa verdade não sabemos sequer se existe? Claro que haverá, mas a lista não deve ser tão grande quanto isso.
Procurando distinguir-se deste retrato, a Swear é uma casa sediada em Londres, especializada em artigos de calçado e que se distingue por uma filosofia muito própria. Swear pretende ser sinónimo de liberdade de expressão, afirmação do gosto pessoal, dinamismo e capacidade de inovação.
Estando esta casa, portanto, envolvida noutro ramo que não a música, não é tão óbvio quanto isso o propósito de “Swearhead Presents: Vol. 1”. Embora acabe por fazer todo o sentido: surge como corolário da referida forma de estar, ou não fosse a música uma das mais fiéis e poderosas manifestações de qualquer cultura e personalidade, e pretende ser um retrato fiel da postura e identidade Swear. Ou, segundo Jorge Sampaio (responsável pela escolha, edição, masterização e pré-produção, levada a cabo no próprio estudio da Swear, de todos os temas que dão corpo à compilação), da “atmosfera” que se respira nas lojas Swear, onde é ponto de honra passar música de manhã à noite.

A capa do cd é uma solução feliz para envolver o objecto em questão: ilustra um amontoado de caixas de sapatos, dispostas de vários angulos de forma aparentemente aleatória.
De entre o vasto rol de artistas com direito a rotação nos ouvidos dos clientes da casa, foram quinze os que remanesceram de uma reflexão regida por critérios que permitiram combinar música de oito nações distintas (como Portugal, Noruega, Itália, Suécia e Estados Unidos), cobrindo diversos quadrantes da multifacetada música alternativa contemporânea.
Há uma agradável fusão de nomes consagrados internacionalmente como os Sofa Surfers e The Dining Rooms, com outros artistas igualmente talentosos e bastante promissores, apesar de menos expostos mediaticamente. Deste último lote destacam-se os agradáveis ritmos tipicamente bossa-nova de PNFA, um muito interessante e mais clássico registo jazz (sax, contrabaixo, percussão) de Aurora, a progressividade emotiva da musica electronica dos noruegueses Ulver, e o hip-hop de The Narcissists, Subchronicles e Non-Phixion. Algumas das faixas apresentadas são material nunca antes editado, o que confere a esta amostra limitada a 500 cópias um carácter ainda mais especial e exclusivo.
Justo destaque merecem os representantes da bandeira portuguesa, Hipnotica, que contribuem com “Search The Purest Form On You”, tema incluido no EP “A Circle So Blue” e que é um dos pontos mais altos desta primeira investida da Swear.
Como manifestação de bom gosto que é, “Swearhead Presents: Vol.1” ilustra na perfeição toda uma cultura distinta e personalizada, satisfazendo em pleno o propósito de ser veículo da mesma e da sua... “atmosfera”.
Carlos Costa

Parceiros