DISCOS
The Old Haunts
Poisonous Times
· 09 Mai 2008 · 08:00 ·
The Old Haunts
Poisonous Times
2008
Kill Rock Stars


Sítios oficiais:
- The Old Haunts
- Kill Rock Stars
The Old Haunts
Poisonous Times
2008
Kill Rock Stars


Sítios oficiais:
- The Old Haunts
- Kill Rock Stars
Carroça sem rodas falha redondamente no transporte de rock retro pelos caminhos de um deserto onde os White Stripes são miragem.
A seguinte constatação é quase tão relativa quanto o impacto do disco convocado até à berlinda: existem bons e maus westerns contemporâneos, tal como existem bandas mais e menos capazes de perseguir o mesmo rasto que os White Stripes, que, segundo o que deu a conhecer o coice inconformado que foi Icky Thump, persistem em oferecer enérgicas ressurreições a douradas manobras de rock vintage que alguém podia até julgar esquecidas. Sabe-se, mesmo assim, que toda a reformulação contaminada pela arte corre sempre um determinado risco de se transformar numa aberração.

É por isso que poucos são os remakes capazes de singrar com seriedade e é também por isso que Hollywood treme de medo a cada vez que Val Kilmer ou Kevin Costner deixam crescer o bigode em sinal de que iniciaram campanha para a obtenção do papel de um pistoleiro lendário. Posto isto, o que tem a ganhar o trio Old Haunts ao seguir número a número os passos de uma dança tantas vezes repetida no salão do rock retro? Poisonous Times corresponde já a terceira longa investida por parte da banda sedeada em Olympia, Washington (cidade com altíssimo pedigree na tradição do melhor garage), e os resultados expostos só muito tangencialmente ultrapassam o meramente razoável.

Até porque tiro ao lado é sempre bala perdida e é muito fácil interceptar um odor a pólvora seca a toda a xerox que é cópia de outra xerox (os White Stripes equivalem à primeira xerox porque aparentam ser suficientemente esforçados para estudar o filão rock a partir da matriz). Poisonous Times floresce até de modo natural, sem parecer forçada a engrenagem entre momentos de meio-riff e força e outros mais moderados na sua inflexão acústica, mas falha em toda a linha na obtenção de uma chama que possa ser merecedora desse nome. O caso agrava-se quando a voz Craig Extine denuncia tantos vícios como a de Jack White dos White Stripes e três vezes mais estridência esganiçada, que é sapo irritante difícil de engolir. Poisonous Times sufoca no veneno que serve: é um equivoco no catálogo da Kill Rock Stars, uma carroça sem rodas desesperadamente estática num deserto sem saída.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros