DISCOS
Enon
Grass Geysers... Carbon Clouds
· 18 Abr 2008 · 08:00 ·
Enon
Grass Geysers... Carbon Clouds
2007
Touch & Go / Sabotage


Sítios oficiais:
- Enon
- Touch & Go
- Sabotage
Enon
Grass Geysers... Carbon Clouds
2007
Touch & Go / Sabotage


Sítios oficiais:
- Enon
- Touch & Go
- Sabotage
Os Enon podem não representar a salvação mas continuam a ser uma boa paragem. E em Abril param mesmo por cá, em Portugal.
Podem ter nome de quem por aqui anda há meia dúzia de dias mas é engano. Puro engano. Os Enon, não sendo a salvação para sempre anunciada do rock, têm vindo a assinar ao longo dos tempos discos de interesse suficiente para garantir o seguimento das suas aventuras - sempre que anunciadas. High Society era um bom exemplo, e agora, quatro anos desde o último disco de originais, Grass Geysers... Carbon Clouds volta a ser uma boa paragem para quem ainda não entrou neste veículo. E este veículo, orgulhosamente metamórfico, tem amolgadelas na chapa e o seguro ainda por pagar.

A beleza dos Enon está bem à vista de toda a gente. Está logo ali em “Colette” quando o trio de Brooklyn funde rock sem complexos de inferioridade (afirmativo e até frontal) com o rasgar de um dia de sol pintado pelo alegre chilrear dos pássaros. Vê-se a olho nu que os Enon fazem tudo o que está ao seu alcance para oferecer aos seus fiéis súbditos um pouco de imprevisibilidade – que tanta falta faz ao rock FM. Ou está logo ali no rock estranhamente inocente – por vezes até sensual – que emana de “Sabina”, exaltação indie para ser acompanhada a desavergonhadas palminhas. O convite final até chega por uma guitarra que não tem medo de se mostrar ligeiramente virtuosa.

Em 12 faixas os Enon decidiram que a aventura não deveria passar os 35 minutos – e bem. Na faixa inicial deixaram bem claro que não estão para canções longas; em “Mirror on You” provam também que até têm coragem de convidar alguém para dançar. Mas a tónica é mesmo de estranheza: “Law of Johnny Dolittle”, ruidosa, é detentora de um riff (sublinhado por vozes) que é água mole em pedra dura (que, sabemos nós, fura). Um recorde quase a acabar: “Those Who Don’t Blink” é ataque punk furioso de quem sabe tratar bem (ou mal, dependendo da perspectiva) as guitarras. Aqui e ali, um pouco por todo o lado, de forma mais ou menos directa, Grass Geysers... Carbon Clouds é uma aposta ganha. Sem grandes dificuldades, é um dos óptimos discos de rock da colheita de 2007.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros