DISCOS
Charles Cohen & Ed Wilcox
Those Are Pearls That Were His Eyes
· 25 Set 2007 · 08:00 ·
Charles Cohen & Ed Wilcox
Those Are Pearls That Were His Eyes
2006
Ruby Red
Sítios oficiais:
- Ruby Red
Those Are Pearls That Were His Eyes
2006
Ruby Red
Sítios oficiais:
- Ruby Red
Charles Cohen & Ed Wilcox
Those Are Pearls That Were His Eyes
2006
Ruby Red
Sítios oficiais:
- Ruby Red
Those Are Pearls That Were His Eyes
2006
Ruby Red
Sítios oficiais:
- Ruby Red
Dupla de exploradores encontra território por vezes fértil e mostra os resultados na portuguesa Ruby Red.
Não se sabe se tem ligações com o livro de Daniel Marcus com o mesmo nome, mas Those are pearls that were his eyes é o espaço onde Charles Cohen e Ed Wilcox se encontram, uma casa “emprestada” pela Ruby Red, um selo ligado aos lisboetas Loosers. Encontram-se com sintetizadores e percussão – como acontece com Kieran Hebden e Steve Reid em Exchange Session - e encontram aí um óptimo lugar para experimentações. O segundo tema mostra imediatamente como este é um local feliz de encontro para Charles Cohen e Ed Wilcox, um local de prolífico.
Há toda uma estranheza em Those Are Pearls That Were His Eyes que se vai revelando cada vez mais excitante. Nesse mesmo segundo tema vagueiam sons riquíssimos e pouco terrestres, tornados ainda mais aprazíveis pela percussão esparsa de Ed Wilcox. O crescendo do disco toma efeitos em termos de volume e dimensão com o terceiro tema, exploração ainda menos terrestre e cada vez mais intensa. A pureza do som permite absorver todo o e cada ruído que possa não estar programado. As explorações de Charles Cohen e Ed Wilcox são, neste ponto do disco vertiginosas e perigosos (elogio). E com o seguimento do disco essa sensação vai aumentando, acalmando aqui e ali em certos momentos.
Se a limpidez da gravação permite ver os ruídos inesperados, permite também perceber a qualidade da percussão de Ed Wilcox, inesgotável ao multiplicar-se em pormenores, em criar uma base que se torna quase auto-suficiente. E apesar dos meios escolhidos por Charles Cohen e Ed Wilcox para construírem estas 10 explorações, nunca se instala a sensação que algo possa estar a faltar. É um disco de paisagens rudes, é certo, mas bastante recompensador no seu conteúdo e no seu desenvolvimento – quase 50 minutos de improvisação. Those Are Pearls That Were His Eyes pode ser uma pequena pérola aos olhos de alguns.
André GomesHá toda uma estranheza em Those Are Pearls That Were His Eyes que se vai revelando cada vez mais excitante. Nesse mesmo segundo tema vagueiam sons riquíssimos e pouco terrestres, tornados ainda mais aprazíveis pela percussão esparsa de Ed Wilcox. O crescendo do disco toma efeitos em termos de volume e dimensão com o terceiro tema, exploração ainda menos terrestre e cada vez mais intensa. A pureza do som permite absorver todo o e cada ruído que possa não estar programado. As explorações de Charles Cohen e Ed Wilcox são, neste ponto do disco vertiginosas e perigosos (elogio). E com o seguimento do disco essa sensação vai aumentando, acalmando aqui e ali em certos momentos.
Se a limpidez da gravação permite ver os ruídos inesperados, permite também perceber a qualidade da percussão de Ed Wilcox, inesgotável ao multiplicar-se em pormenores, em criar uma base que se torna quase auto-suficiente. E apesar dos meios escolhidos por Charles Cohen e Ed Wilcox para construírem estas 10 explorações, nunca se instala a sensação que algo possa estar a faltar. É um disco de paisagens rudes, é certo, mas bastante recompensador no seu conteúdo e no seu desenvolvimento – quase 50 minutos de improvisação. Those Are Pearls That Were His Eyes pode ser uma pequena pérola aos olhos de alguns.
andregomes@bodyspace.net
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