DISCOS
Deerhunter
Fluorescent Grey EP
· 06 Set 2007 · 08:00 ·
Deerhunter
Fluorescent Grey EP
2007
Kranky / Sabotage


Sítios oficiais:
- Deerhunter
- Kranky
- Sabotage
Deerhunter
Fluorescent Grey EP
2007
Kranky / Sabotage


Sítios oficiais:
- Deerhunter
- Kranky
- Sabotage
Deerhunter conseguem maravilhas em EP certeiro. Se todos os discos fossem assim...
Pouco depois do lançamento de Cryptograms, os Deerhunter mostram ao mundo um EP com quatro temas gravados durante os trabalhos de pós-produção do já referido segundo disco de originais dos norte-americanos. Este EP funciona supostamente como um epílogo de Cryptograms e será provavelmente o melhor lançamento da banda até hoje – surpresas da vida. Talvez o formato tenha imposto automaticamente aos Deerhunter a obrigação de acertar em cheio e foi assim que fizeram. Fluorescent Grey pode muito bem ser o abrir de novos territórios para a banda – e assim seja.

A prova do valor deste EP surge imediatamente com “Fluorescent Grey”, canção pop cristalina com restos de algum experimentalismo. Abre um piano, juntam-se guitarras e percussão; chega a voz de Bradford Cox a debater-se com questões várias (nem todas comuns): “Why do I dream so often of his body / When his body will decay / His flesh will be fluorescent grey"”. Nos seus 5 minutos, “Fluorescent Grey” é, só por si, um motivo suficiente para se entrar neste lançamento e para dele se sair satisfeito. “Dr. Glass” é também entusiasmante na sua construção melódica: muito por culpa de uns teclados que insistem em trazer memórias. Boas memórias.

“Like New”, o tema mais curto do EP, faz-se de pequenas melodias iniciais para depois fazer-se canção – e que bela canção. “Like New” é rica em texturas e directa à questão. O refrão é o maior exemplo dessa riqueza de harmonias. As guitarras hipnotizantes de “Wash Off”, aliadas ao baixo forte e à percussão possante constroem um tema final onde se alcança, a certo momento, uma explosão apenas necessária. No meio dessa exaltação os Deerhunter conseguem atingir sempre a beleza – sem excepção. E nem é preciso ir assim tão fundo para a encontrar. Existe neste excelente EP uma beleza quase sempre palpável que faz dos Deerhunter uma banda a ter muito em conta nos próximos tempos.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Deerhunter
Discos
Microcastle
2008
Ao Vivo
Liars / Deerhunter
25 Set 2006: Porto Rio, Porto
Deerhunter / Liars
26 Set 2006: Club Lua, Lisboa
Ariel Pink / Deerhunter
01 Jun 2009: Lux, Lisboa
ÚLTIMOS DISCOS
Sound Of Lapland
Scapes
· POR Paulo Cecílio ·
Feliz Natal.
ÚLTIMAS

Parceiros