DISCOS
Erdem Helvacıoğlu
Altered Realities
· 26 Jun 2007 · 08:00 ·
Erdem Helvacıoğlu
Altered Realities
2006
New Albion


Sítios oficiais:
- Erdem Helvacıoğlu
- New Albion
Erdem Helvacıoğlu
Altered Realities
2006
New Albion


Sítios oficiais:
- Erdem Helvacıoğlu
- New Albion
Turco pinta céus de Istambul em tons de guitarra e electrónica. Disco próprio e com matéria-prima de valor.
Erdem Helvacıoğlu é um dos nomes que mais furaram os limites impostos pelas fronteiras do seu país, a Turquia. O músico é um dos mais conceituados compositores de electrónica no seu país e é inclusive vencedor de alguns prémios internacionais. Ele que é também compositor para teatro, filmes e produções multimédia acaba irremediavelmente por fazer música com tom cinemático e paisagístico. É um arquitecto musical que confia em pouca coisa para registar a sua música. Altered Realities, o seu último disco, editado pela norte-americana New Albion, é um documento onde Erdem Helvacıoğlu pôs de lado overdubs, misturas e processamentos. As paisagens de Altered Realities são, apesar do título, resultado único do trabalho de guitarra acústica e electrónica live.

O som é cristalino desde o início do disco até ao final. Puro, digamos assim. Etéreo por vezes. Cuidado em todos os momentos. Preciso. Aparentemente pensado em todos os aspectos, mas isso não quer dizer que não haja espaço – e muito – para surpresas. A tonalidade do disco é regular e plana – sem grandes altos nem baixos –, o que lhe confere uma certa identidade sonora. Em quase todos os momentos, a mistura das electrónicas com a guitarra acústica parecem ser resultado de uma receita elaborada com os melhores ingredientes. As paisagens vão-se sucedendo a uma velocidade lenta mas apreciável.

Aquilo que em muitos casos poderia ter resultado num disco entediante e esgotado ao segundo ou terceiro tema, não acontece aqui. Erdem Helvacıoğlu sublinha os pormenores da sua visão da electrónica e usa a repetição a seu favor. Altered Realities é um disco requintado e com uma beleza muito própria. Tão própria que quase se estabelece aqui o método de Erdem Helvacıoğlu, para o melhor (presente) e para o pior (talvez no futuro). Neste caso, Altered Realities só pode receber uma avaliação bastante positiva.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros