DISCOS
Earthless
Sonic Prayer Jam EP
· 28 Mai 2007 · 08:00 ·
Earthless
Sonic Prayer Jam EP
2006
Gravity


Sítios oficiais:
- Gravity
Earthless
Sonic Prayer Jam EP
2006
Gravity


Sítios oficiais:
- Gravity
Stoner de excepcional qualidade assume-se desterrado por ser impossível antever até onde cava este registo ao vivo.
É parcialmente responsável pela racionalização e alguma suavização do stoner um Josh Homme que mais não poderia ter feito em abono da sofisticação e versatilidade do género com os seus Queens of the Stone Age, que, para desilusão dos partidários do mefistofélico ex-baixista Nick Oliveri, nunca deixaram de ser a banda que o primeiro gere como quer. Nas mãos de Homme, o stoner deixou de ser apenas o duelo entre colossal riff rastejante e baixo abominavelmente distorcido, para passar a ser o recurso mais potente quando era necessário marcar um pico nas velozes histórias de paixão e tentação arquivadas em Rated R ou Songs for the Deaf. Figurativamente, esse processo fez com que abandonasse o aspecto simbólico de motel ensanguentado, observado a partir do exterior, para passar antes a constar nas inscrições crípticas deixadas pelos hóspedes e marginais nas suas paredes. Enfim, dir-se-ia que perdeu alguma da fibra que lhe conferiam os sagrados Sleep e o sentido mais jam dos seus épicos montanhosos. Sem denegrir a bem intencionada opção de Josh Homme (que é excelente escritor de canções e dono de um humor ímpar), atribua-se igual mérito a uns Earthless que são antídoto da estabilização do stoner no sentido de que voltam a torná-lo num Moai – estátua típica da Ilha da Páscoa - quando a tendência era para ser um busto de contornos mais definidos e polidos.

São responsáveis por tão heróico encargo uns Earhless que correspondem basicamente à mais espessa nata (quase crosta) rock de San Diego, formada a partir do hardcore e projectos tão valiosos como os Rocket From the Crypt ou os Hot Snakes. Por sua vez, a formação que rachava lenha em Sonic Prayer mantém-se a mesma no seu complemento registado ao vivo, Sonic Prayer Jam, apenas disponibilizado num coleccionável e transparente (embora a cor varie) 10 polegadas: Isaiah Mitchell continua a ser bisonte na guitarra, Mario Rubalcaba um Golias que tem como extensão corporal uma bateria e Mike Eginton o mesmo abusador de groove ilegal extraído às cordas de um baixo.

Todos eles são suspeitos de terem concentrados no termo sonic prayer os mesmos desejos de superação permanente do volume de electricidade e energia capaz de ser armazenado no mesmo bloco maciçamente rock repetido em ascensão apontada ao cosmos - sem que o padrão impeça a infiltração de solos capazes de fazer revirar os olhos a um hipnotizador ou, na segunda parte, uma quebra rítmica propícia a trip que se evade ao fardo corporal. Além de servir como título a uma das três faixas presentes no arrebatador segundo álbum Rhythms from a Cosmic Sky, lançado recentemente pela Tee Pee, Sonic Prayer, na sua encarnação ao vivo, distingue bem as capacidades dos Earthless para, sob pressão da urgência, reformularem a disposição das coordenadas estabelecidas em estúdio com um rigor e calibre que fará semeará dúvidas em relação ao que compõe o sangue e músculos dos membros da banda californiana.

Sobre a sonoridade do trio lisboeta entretanto tornado duo CAVEIRA, houve quem um dia a apelidasse de stoner das barracas - com alguma legitimidade, aponte-se, já que praticada com notória dificuldade em assentar numa estrutura ou a cimentar os ritmos sucedidos quase sempre a uma velocidade alucinante. O segredo que pode valer ao stoner a sua sobrevivência será provavelmente nunca vir a sedimentar-se num mesmo lugar que trace o seu perfil e o identifique como um corpo estagno. Os Earthless são o mais sonante e competente nome actual do stoner norte-americano por motivo de, em disco (de estúdio ou ao vivo), elaborarem verdadeiros simuladores de viagens galácticas condensadas entre o quarto de hora e os vinte minutos. Com toda a justiça, coroem-se estes como senhores do stoner que se escuta quando até a barraca abana.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com
RELACIONADO / Earthless