Vodafone Mexefest
Lisboa
29-30 Dez 2013
O festival assim o convida, daí que o dia de hoje tenha sido passado a correr, sem encontrarmos o chocolate quente ou as castanhas que tanto desejávamos, ou sem sequer regressar à ginja para aliviar o desgosto futebolístico; houve apenas tempo, antes de nos despedirmos da edição deste ano do Vodafone Mexefest, para apanharmos os primeiros minutos de Cícero, depois de um ligeiro atraso por problemas técnicos, que apresentou ao vivo as suas canções com sabor a Brasil (e alguma poeira rock), juntamente com MoMo e Wado e acompanhado por Bernardo Barata e Fred Ferreira.

De um lado do Atlântico para o outro, ou de um lado da avenida para o seu oposto, apanhamos Gisela João a cantar para uma plateia bem composta na Sociedade de Geografia e perguntamo-nos: como é que é possível que desta pequena princesa minhota saia uma voz tão poderosa? Cantou e encantou; até a alma mais avessa ao fado encontrará em Gisela João um bálsamo auditivo, ela que até teve tempo para cantar versos escritos por Capicua (após pedir desculpa por não falar muito: os gajos cortam-me o som...) e para uma versão fabulosa de "Os Vampiros". Se não foi o melhor concerto do Mexefest foi sem dúvida o melhor concerto de um português no Mexefest.

Os Daughter não aquecem nem arrefecem - guitarrinhas, electrónicazinha, miudinhas que não sabem melhor do que isto a guinchar de alegria e uma bonomia tremenda para quem já está acostumado a outras paisagens rífficas - e Silva fechou-nos a noite no meio de enormes problemas de som que não deixaram que a música do brasileiro fosse devidamente apreciada pelos muitos presentes na estação do Rossio, se por culpa de algum hype não sabemos. Com o castelo de São Jorge como pano de fundo, Silva fez o melhor que pôde para agradar mas as colunas pura e simplesmente não deixaram. Talvez numa próxima ocasião possa mostrar na capital (ele que andou a percorrer o país) tudo aquilo que sabe fazer. Para já despedimo-nos não só dele como do festival, culpa dos transportes ou falta deles, mas prometemos regressar para o ano.
· 01 Dez 2013 · 21:08 ·
Paulo CecĂ­lio
pauloandrececilio@gmail.com
FOTOGALERIA
RELACIONADO / Vodafone Mexefest