J贸hann J贸hannsson & Iskra String Quartet
Teatro Maria Matos, Lisboa
28 Set 2010
O sonho que comanda a vida tem vindo a inspirar J贸hann J贸hannsson na composi莽茫o de uma trilogia de discos tematicamente centrada na Am茅rica industrial e tecnol贸gica. Falta ainda um cap铆tulo para completar a obra, mas as partes que j谩 se conhecem 鈥 os fabulosos IBM 1401, A User麓s Manual (2006) e Fordl芒ndia (2008) 鈥 revelam um compositor empenhado em obter o melhor aproveitamento musical da profundidade humana de alguns epis贸dios provocados pelo progresso no s茅culo anterior. E a intui莽茫o e o fasc铆nio de J贸hann J贸hannsson, neste caso, levam-no por uma s茅rie de recursos emocionais que s贸 favorecem a sua nova m煤sica cl谩ssica. Por conseguinte, a megalomania derrama para os grandes arranjos, o sacrif铆cio confunde-se com o pesar das cordas e os dias de trabalho deixam-se enganar pelas melodias. Como se sabe, nada engana t茫o bem os dias como uma 贸ptima melodia.

漏 Jos茅 Frade

Na noite em que J贸hann J贸hannsson sobe ao Teatro Maria Matos para apresentar parte da sua fa莽anha, s茫o diversos os motivos que reacendem a lembran莽a de outra trilogia: a Americana, do realizador Lars Von Trier. O paralelo surge n茫o s贸 porque ambas permanecem ainda inacabadas na sua leitura da Am茅rica, mas tamb茅m porque o compositor island锚s 鈥 de rosto redondo e sem cabelo - assemelha-se um pouco ao tirano que costuma levar 脿s l谩grimas as suas principais actrizes. Al茅m disso, a m煤sica de J贸hann J贸hannsson ao vivo oferece ainda mais a perspectiva do falc茫o - garante uma esp茅cie de 鈥渁erial view鈥, que sobrevoa as narrativas 脿 medida que estas evoluem no piano (tocado pelo pr贸prio) e nas cordas do impressionante Iskra String Quartet. Quarteto esse que entende bem a disciplina do maestro, do mesmo modo que os actores do mais teatral Lars Von Trier entendiam as refer锚ncias desenhadas a giz no ch茫o.

漏 Jos茅 Frade

Percebe-se que a ocasi茫o seria de grandes dramas para pequenas vilas (tal como um ser茫o normal em Dogville), assim que o concerto arranca com o crescendo 鈥減ouca-terra pouca-terra鈥 da faixa hom贸nima de Fordl芒ndia. A partir da铆, J贸hann J贸hannsson vai gerindo o report贸rio colhendo temas da trilogia e fora dela, e alternando entre o deslumbre das longas orquestra莽玫es e a gra莽a dos temas mais min煤sculos. No alto da mem贸ria fica a magn铆fica 鈥淭he Rocket Builder (Lo Pan!)鈥, que representa uma parte significativa do sentimento de utopia inacabada que, ali谩s, 茅 dominante na trilogia do island锚s. Com toda esta obsess茫o pelas figuras ambiciosas da hist贸ria industrial norte-americana, J贸hann J贸hannsson poder谩 at茅 estar a querer dizer algo sobre a grandeza (e alma) dos seus discos e como eles tantas vezes t锚m sido, injustamente, ignorados. A obra cruza-se com o homem e a mensagem ficou mais clara na fant谩stica passagem pelo Maria Matos.
· 30 Set 2010 · 23:35 ·
Miguel Ars茅nio
migarsenio@yahoo.com
RELACIONADO / J贸hann J贸hannsson