DISCOS
Sebastien Roux
Revers Ouest *
· 12 Mai 2008 · 08:00 ·
Sebastien Roux
Revers Ouest *
2007
Room 40


Sítios oficiais:
- Sebastien Roux
- Room 40
Sebastien Roux
Revers Ouest *
2007
Room 40


Sítios oficiais:
- Sebastien Roux
- Room 40
O amanhã apocalíptico de Akira filmado por um Luc Besson concentrado nas suas próprias características francófonas.
É pouco provável que o peculiar french touch de Sebastien Roux coloque alguém a dançar à medida que se torna o centro da festa, embora seja inevitável identificá-lo como força dominante e presente por toda a parte de Revers Ouest *, espécie de imaginária peça radiofónica tripartida que marca a estreia do francês pelo selo australiano Room 40. Derrubando todo o tipo de preconceitos com o seu avanço, a variante mais complexa do french touch alastra-se pelas fundações pouco palpáveis de um disco que não seria o mesmo sem as vozes (uma masculina, outra feminina) que se pronunciam em francês, adaptando o romantismo e altivez próprios da língua às funções de combustível para ataques de pânico sussurrados entre as brechas de uma parede.

Tudo o que de mais intrigante mantiver Revers Ouest *, como alavanca para abrir alçapões mil no seu labirinto narrativo, parte essencialmente da sua facilidade em impossibilitar que sejam descobertas respostas concretas ao seu frenesim de musique concrete. É delicado todo o exercício que procure corresponder cada som ao seu emissor – seja esse uma bateria, um violoncelo ou os fiel recordings (matéria recorrente nos mosaicos do esteta francês).

O próprio refere – em termos muito vagos – que esta pode ser a história de um homem marcado por uma imagem de infância ou do encontro entre uma mulher e um estranho. Tanto quanto se sabe, Revers Ouest * descreve em linguagem sonora as visões de uma Nantes futurista – fá-lo alimentando uma fixação doentia pela mesma espiral de claustrofobismo perturbante, derrubando sem qualquer tipo de aviso prévio as cartas narrativas empilhadas e, conforme progride, deixando pelas costas um rasto de despojos que levam a que este se assemelhe a um estilhaçado cubo de Kubik muito longe da sua resolução.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com
RELACIONADO / Sebastien Roux
Ao Vivo
Festival Offf Lisbon 2008
8-10 Mai 2008: Fábrica de Lisboa, Lisboa
ÚLTIMOS DISCOS
2 Chamadas Não Atendidas
2 Chamadas Não Atendidas
· POR Paulo Cecílio ·
'Tou sim?
ÚLTIMAS

Parceiros