ÚLTIMAS
Ben Chasny (Six Organs of Admittance) "excitado" com reedições de Carlos Paredes pela Drag City
· 12 Jul 2011 · 00:23 ·
Em 2005, falando acerca de Carlos Paredes, que tinha acabado de descobrir, Ben Chasny (Six Organs of Admittance) dizia-nos: "Acho que devia ser conhecido no mundo inteiro. Toda a gente que fala de Fahey devia começar a falar de Paredes também". A descoberta foi tão marcante que Chasny dedicou a Paredes a faixa "Lisboa" e o espantoso disco "School of the Flower" (2005).
Fast forward para 2011 e eis a notÃcia: a Drag City vai reeditar, em Novembro, "Guitarra Portuguesa" e "Movimento Perpétuo" de Carlos Paredes.
A paixão de Chasny pelo génio português foi fundamental para pôr Dan Koretzi, um dos directores da Drag City, atento. Ao Bodyspace, Chasny é modesto e diz que teve um "papel bastante mÃnimo" em todo o processo.
"Há uns anos, a Drag City contratou Fred Somsen, um lisboeta, e ele está a trabalhar imenso há anos para garantir os direitos desses discos. Eu limitei-me a dizer à Drag City, há alguns anos, que, se eles estivessem à procura de um guitarrista incrÃvel, não podiam arranjar melhor do que paredes", conta.
"Estou muito excitado que mais pessoas no mundo possam admirar a sua obra. É claro que devo o meu conhecimento em Paredes aos meus amigos em Lisboa", acrescenta Chasny, que continua maravilhado com o "equilÃbrio perfeito" que existe na música do português: "Paredes tinha uma combinação invulgar de paixão e calma. As suas melodias vão directas ao coração, mas nunca recorrem a falso sentimentalismo. Há poder ali, mas também um toque realmente humano".
pedrosantosrios@gmail.com