DISCOS
Julius Gabriel
Dream Dream Beam Beam
· 10 Mai 2018 · 11:38 ·
Julius Gabriel
Dream Dream Beam Beam
2018
Lovers & Lollypops


Sítios oficiais:
- Julius Gabriel
- Lovers & Lollypops
Julius Gabriel
Dream Dream Beam Beam
2018
Lovers & Lollypops


Sítios oficiais:
- Julius Gabriel
- Lovers & Lollypops
Saxofone psicadélico.
Saxofonista natural da Alemanha, Julius Gabriel vive e trabalha actualmente na cidade do Porto. Integra projectos internacionais como The Dorf, About Angels and Animals, Blutiger Jupiter e Das Behälter. Começou recentemente a desenvolver trabalho com músicos nacionais, participando no trio Ikizukuri (com Gonçalo Almeida e Gustavo Costa), no duo Paisiel (com o percussionista João Pais Filipe, também com disco acabado de editar) e apresentou ao vivo os Julius Gabriel’s Cosmic Messengers, espécie de formação “all-star” que actuou no Passos Manuel, com músicos como Susana Santos Silva, João Mortágua e Pedro Melo Alves, entre outros.

Agora, Julius Gabriel apresenta a sua estreia discográfica com um projecto a solo de saxofone e electrónica, numa edição em cassete da Lovers & Lollypops. Ao longo de sete temas Gabriel serve-se do saxofone como base para a exploração sonora, que apesar da natural herança da tradição jazzística pela ligação histórica do instrumento, acaba por não se fixar nesse mundo - no universo do saxofone a solo seria inevitável recordar o marco “For Alto” de Anthony Braxton, por exemplo.

O resultado é antes uma viagem psicadélica, onde se combina o som do sopro, com camadas de electrónica e samples, numa massa sonora espacial. Entre os rugidos do saxofone tenor e o mar de efeitos electrónicos (usando o instrumento como fonte sonora), combinação de fraseados e feedback, nasce uma música originalíssima, desafiante. Nas cascatas de som de Gabriel damos um mergulho no espaço e, sem encontrar um paralelo aproximado, evocamos o jazz cósmico de Sun Ra, que encontra neste jovem alemão-portuense um legítimo herdeiro da sua música extraterreste.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros