DISCOS
OL
Height Difference
· 30 Nov 2017 · 12:45 ·
OL
Height Difference
2017
Gost Zvuk Records


Sítios oficiais:
- Gost Zvuk Records
OL
Height Difference
2017
Gost Zvuk Records


Sítios oficiais:
- Gost Zvuk Records
Da Rússia, com magia.
Constantemente enfeitiçado se anda com os artifícios mercantis anglo-saxónicos, a validade da música decretada apenas pela proveniência costumeira, ignora-se estupidamente a rosa-dos-ventos – e os outros azimutes! A Internet tornou o mundo mais pequeno, mesmo assim insiste-se sempre a olhar para o mesmo lado. Preconceito, teimosia, formatação cultural?

O Bodyspace convida uma vez mais o leitor a voltar-se a leste: Rússia. Há poucos dias divagou-se em torno de Iguana Moonlight, X.Y.R.; há meses escreveu-se sobre Amnfx. Momento agora de conhecer o moscovita Oleg Buyanov, mais conhecido por OL nos circuitos 'club' na Europa central. OL, noutra vida, em 2007, editou In The Case of Volumetric Objects, rigorosa tese techno experimental pontuada de maneirismos estilísticos tech-house. Outra vida, sim.

Height Difference é uma súmula do que se pretende de um honesto álbum house nos nossos dias: groove envolvente, calor melódico, abstracção harmoniosa. Dançável é, mas não é por aí, pelo hedonismo efémero, que o exercício, sem complexos de superioridade, é superior. Isto é uma amalgama pastosa, prazerosa – ecos: deep-house dos inícios de 2000 – de Moody a Parrish –,funk filtrado como Étienne de Crécy no auge do french-touch, boogie modernista e durador com que Hot Teddy sonhou em Super Magic.

Height Difference não inventa nada; é nostálgico, sim, mas é um barco de papel cheio de ideias felizes a navegar descomprometido no pântano das memórias, as que importam estar presentes no consciente quotidianamente. Um genuino prazer, vindo de onde menos se esperava; já agora, com bom apelo, que se olhe com mais tento, escrúpulos, o que a cena russa tem a oferecer ao futuro com civilização, e que os crápulas das cadeiras finas detestam: 'boa onda'. A Oleg Buyanov, spaziba!
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com
ÚLTIMOS DISCOS
Charlotte Gainsbourg
Rest
· POR Rafael Santos ·
A mulher que parou de temer a menina.
ÚLTIMAS

Parceiros