DISCOS
Todd Neufeld
Mu´u
· 08 Set 2017 · 14:44 ·
Todd Neufeld
Mu´u
2017
Ruweh


Sítios oficiais:
- Todd Neufeld
- Ruweh
Todd Neufeld
Mu´u
2017
Ruweh


Sítios oficiais:
- Todd Neufeld
- Ruweh
Pontilhístico.
O guitarrista e improvisador Todd Neufeld, oriundo de Nova Iorque, vem desenvolvendo parcerias com figuras de topo da cena jazz contemporânea e no seu CV incluem-se colaborações com gente como Lee Konitz, Masabumi Kikuchi, Gerald Cleaver, Alexandra Grimal, Dan Weiss ou Samuel Blaser, entre outros. Para este seu disco “Mu’u”, a sua estreia na condição de líder, Todd Neufeld (guitarra elétrica) conta com a companhia de Rema Hasumi na voz, Thomas Morgan no contrabaixo, Tyshawn Sorey na bateria e trombone e Billy Mintz na bateria.

Este disco acaba de ser publicado pela Ruweh Records, editora fundada em 2015 por Neufeld e Rema Hasumi, que entretanto já editou discos de Hasumi (“Utazata” e “Billows of Blue”), Raphael Malfliet (“Noumenon”) e Sérgio Krakowski (“Pássaros – The Foundation of the Island”). Este disco apresenta uma música subtil, detalhada, por vezes pontilhística; noutros momentos, no envolvimento colectivo, o grupo alimenta crescendos mornos, sem nunca rebentar.

A guitarra de Neufeld tem um som controlado, por vezes atmosférico. É a guitarra que está no centro do disco, conduzindo o grupo ma interpretação dos nove temas originais. Poderemos encontrar pontos de contacto com outro guitarrista, o dinamarquês Jakob Bro, embora Neufeld se exprima de forma mais minimal e abstracta.

Fundamental é a voz de Rema Hasumi, que canta sem palavras, num registo próximo do trabalho de Sara Serpa. Thomas Morgan, o versátil e reputado contrabaixista, intervém com sobriedade. Atípico, o grupo completa-se com dois bateristas, o veterano Billy Mintz e o sempre surpreendente Tyshawn Sorey (além da bateria, aqui também toca trombone). A música do grupo assenta numa raíz jazz, inclui margem para a improvisação, mas caracteriza-se sobretudo por uma toada contemporânea, num aparente abstraccionismo que na verdade acaba por nunca deixar pontas soltas.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
ÚLTIMOS DISCOS
Nine Inch Nails
Add Violence EP
· POR Paulo Cecílio ·
Que se segue?
ÚLTIMAS

Parceiros