DISCOS
Gregor Vidic & Nicolas Field
Do You Have a Room?
· 22 Mar 2017 · 10:47 ·
Gregor Vidic & Nicolas Field
Do You Have a Room?
2016
Ed. de Autor
Gregor Vidic & Nicolas Field
Do You Have a Room?
2016
Ed. de Autor
Free jazz à moda antiga.
Saxofonista oriundo da Eslovénia, Gregor Vidic (n. 1984) é um saxofonista que actualmente a reside na Suíça. Com um som enérgico, o saxofonista tem distribuído os seus esforços por grupos como o quinteto Maria Libera ou a orquestra improvisadora Insub Meta Orchestra - fundada em 2010 por Cyril Bondi e d’incise. O inglês Nicolas Field (n. 1975) é um baterista já com percurso vasto. Tem colaborado com músicos como Jasper Stadhouders, Otomo Yoshihide e Akira Sakata, e vem sobretudo trabalhando música de cena (teatro e dança).

Juntos, Vidic e Field têm desenvolvido um trabalho em duo, um áspero duelo de saxofone e bateria. Já atuaram ao vivo em Portugal (no Barreiro), integrando um “power-quarteto” onde se juntaram com o contrabaixista Hugo Antunes e o saxofonista catalão Albert Cirera. A dupla apresenta aqui no disco Do You Have a Room? a sua música, ao longo de quatro longos temas (média de doze minutos de duração).

O disco abre com um majestoso exemplo de free jazz clássico: o saxofone a lançar chamas, bateria em combustão, quinze minutos de energia imparável. Evoca-se a memória dos tempos antigos: Coltrane e Rashied Ali; Brotzmann e Bennink. Ouve-se o som acústico, sem electricidade, em permanente fermentação, crescendo e explosão. Ao segundo tema a dupla abranda o ritmo, começando numa toada contemplativa e mais exploratória, mas rapidamente cede à tentação da energia.

Os dois temas do lado B do vinil mantêm as mesmas características, em duas faixas atípicas: uma primeira mais longa (mais de quinze minutos de duração), a segunda mais breve (apenas oito minutos). Viidic e Field não abrandam: saxofone em chamas, bateria trepidante, sempre em alta intensidade. Quando finalmente a agulha levanta do prato, percebemos que acabámos de levar uma sova.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros