DISCOS
Pink Floyd
The Endless River
· 18 Nov 2014 · 00:16 ·
Pink Floyd
The Endless River
2014
Parlophone


Sítios oficiais:
- Pink Floyd
Pink Floyd
The Endless River
2014
Parlophone


Sítios oficiais:
- Pink Floyd
Adeus, foi uma bela viagem.
Por estas alturas já ninguém acreditava realmente que os Pink Floyd pudessem voltar ao activo com um novo disco de originais. Afinal de contas passaram-se trinta e um anos desde The Final Cut, que marcou a saída de Roger Waters da banda, e vinte anos desde o lançamento de The Division Bell, um disco que, tal como o anterior A Momentary Lapse of Reason, não convenceu propriamente a grande parte do público.

Anunciado como um disco de homenagem a Rick Wright, que faleceu em 2008, The Endless River, é - e soa a - um conjunto de canções construídas - e recicladas - a partir de restos das gravações de The Division Bell. Escusado será dizer que este disco soa grandioso, constantemente épico, atmosférico e gigantesco.

Inevitavelmente, muito literalmente, os Pink Floyd soam também presos a uma fórmula. Literalmente porque não podia ser de outra forma; a ambição de The Endless River é não ter ambições; é fechar a porta e não deixar nada por arrumar na sala. É enfiar tudo numa caixa e partir. E nesse aspecto, The Endless River cumpre bem o propósito.

Resumindo e concluindo, e indo directamente ao assunto: quem não vê nada de bom em de The Division Bell ou A Momentary Lapse of Reason, verá neste disco uma total perda de tempo. Quem se deixa embalar pela beleza arquitectural de ambos os discos (como o que assina este texto), terá aqui uma espécie de encore prazeroso.

Não é um dos discos do ano, não é sequer um dos melhores discos dos Pink Floyd. É um registo legitimo e honesto com quatro ou cinco belíssimos temas instrumentais, duas mãos cheias de temas apreciáveis e pouquíssimos momentos embaraçosos. The Endless River é até um simpático Lado B de The Division Bell. Sem vergonhas, sem arrependimentos. Adeus, foi uma bela viagem.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Pink Floyd