DISCOS
Raoul Sinier
Tremens Industry
· 25 Fev 2011 · 09:59 ·
Raoul Sinier
Tremens Industry
2009
Ad Noiseam


Sítios oficiais:
- Raoul Sinier
- Ad Noiseam
Raoul Sinier
Tremens Industry
2009
Ad Noiseam


Sítios oficiais:
- Raoul Sinier
- Ad Noiseam
Talvez o melhor ponto de partida para se explorar o multifacetado artista.
Antes de me chegar às mãos este Tremens Industry, confesso que nada conhecia de Raoul Sinier. Imaginei que, pela capa, estivesse na presença de um qualquer projecto de electrónica/industrial - porque, vá lá, o nome tem que significar alguma coisa!. Embora não me tenha enganado em relação ao género (pouco industrial, sim, mas electrónico até ao tutano), enganei-me em relação à parte do "qualquer". Sinier, que não é só músico, mas também pintor e realizador, irá com certeza permanecer desconhecido para a maioria dos ouvintes. O que é uma lástima; perdoe-se a obsessão compulsiva com trocadilhos (batam-me se me virem na ruapor favor não), mas Tremens é um disco tremendo.

Poder-se-à encarar Tremens como uma compilação de todas as vertentes do trabalho de Sinier; para além do CD de Tremens encontramos também um DVD com quase duas horas de extras, entre vídeos para as suas canções, um workshop sobre como construir uma guitarra e alguns dos seus desenhos digitais. É de certo modo um ponto de partida para entrarmos no mundo do artista francês, um mundo estranho e surrealista onde nos assustamos e fascinamos em igual medida; assim é, por exemplo, a curta "La Peau Du Soldat". Um bónus que em nada nos distrai da música, até muito pelo contrário - o acompanhamento visual torna-se tão necessário como com Aphex Twin, com quem o francês é comparado por essa internet afora.

O disco, esse, vai oscilando entre a electrónica mais estranha - não sendo de estranhar que Venetian Snares seja um dos contemplados com um agradecimento nas liner notes - e a electrónica de cariz pop, tal qual demonstra a muito Air-iana "The Hole", que ainda assim se mantém no espectro do surreal, quando Sinier exclama Sunday morning I had the urge to put a hole in place of my face. Tremens Industry arranca com "Overthoughts", só sintetizador, entra nos meandros do hip-hop com "Sand Skull", "Alternative Rush" e "List Of Things", e passa pelo lado negro da máquina com a perturbadora "Confusion Room" e "Hard Summer", que encerra o disco com uma guerra entre a melodia e a percussão-na-fronteira-do-caos. Dá vontade de conhecer mais.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros