DISCOS
Animal Collective
Merriweather Post Pavilion
· 05 Jan 2009 · 00:55 ·
Animal Collective
Merriweather Post Pavilion
2009
Domino / Edel


Sítios oficiais:
- Animal Collective
- Domino
Animal Collective
Merriweather Post Pavilion
2009
Domino / Edel


Sítios oficiais:
- Animal Collective
- Domino
Será aceitável falar num regresso à "boa forma" quando se fala nos Animal Collective? A ser, é disso que se trata.
Contrariando a ideia quase unânime de que Strawberry Jam constituía o culminar da depuração pop levada a cabo pelos Animal Collective iniciada em Sung Tongs, a constatação levada a cabo por este escriba foi a de que este não constituía mais do que o primeiro acesso de marasmo numa banda até esse momento incólume nas suas ambições e desvios tomados. Depois de um par de ep`s pouco mais do que interessantes e ainda a ressacar dos balanços de 2008, conclui-se sem ponta de pudor que Merriweather Post Pavilion é superior ao seu predecessor. Ponto.

Embora longe das obras-primas de outrora, arranca sem grande esforço meia dúzia de óptimas canções ao longo de uns exagerados cinquenta e cinco minutos (exige-se alguma aprendizagem com o vinil), e apesar de alguns momentos desnecessários ainda consegue soar refrescante sem cair no onirismo caricatural em piloto-automático que sabotou experiências passadas recentes. Após uma "Flowers" meramente aprazível no modo início-de-disco-em-crescendo, chega-se àquela que é a melhor canção do (por ora) trio desde "Loch Raven". Uma "My Girls" próxima do encanto de Person Pitch, sem medo de ser descaradamente pop e de refrão apaixonado para bater de palmas em devoção e encher pulmões de felicidade. Magnífica. A desinteressante "Also Frightened" poderia constituir o âmago da banda fosse esta nascida em terras de Sua Majestade, enquanto "Guy`s Eyes" é o delírio psicadélico para piano vaudeville que Kevin Barnes não rejeitaria, tecida com os melhores rendilhados vocais, que tanta falta fizeram a Strawberry Jam. Tangencialmente, "Bluish" leva os Kinks numa carrinha escolar a passear por praias caribenhas, e "Daily Routine" passa de cantilena encantada à volta da fogueira para envolvência aquática sem cair no enxerto forçado, com belíssimos resultados. Para o final fica a festa de final de Verão de "Brothersport", cujo bom gosto de qualquer pseudo-dj de parque aquático impelia a passagem obrigatória.

Obedecesse a um maior rastreio qualitativo e Merriweather Post Pavilion poderia ombrear com Feels por um lugar no pódio (Here Comes The Indian e Sung Tongs são intocáveis), como está é "apenas" o reavivar da certeza de que quando os necessários balanços de final desta década forem feitos, os Animal Collective sairão claramente em vantagem sobre a concorrência enquanto estetas dos caminhos enviesados por onde se tem movido a pop. Sem resvalar para o aborrecimento e momentaneamente brilhante. E se é inquestionável uma enorme falta de maior rigor formal nesta resenha, é sinal que o entusiasmo em volta da melhor criação de Baltimore dos últimos anos (de sempre?) regressou.
Bruno Silva
celasdeathsquad@gmail.com
RELACIONADO / Animal Collective
Discos
Spirit They’re Gone, Spirit They’ve Vanished / Danse Manatee
2003
Sung Tongs
2004
Feels
2005
Water Curses EP
2008
Painting With
2016
Entrevistas
Ondas de Paixão
23 Fev 2009
Sentir sem sentenciar
17 Out 2005
Ao Vivo
Animal Collective
20 Out 2005: Ginjal, Almada
Animal Collective
19 Out 2005: Casa da Música, Porto
Animal Collective / Atlas Sound
28 Mai 2008: Lux, Lisboa
All Points West Music & Arts Festival
8-10 Ago 2008: Liberty State Park, New Jersey
Animal Collective, "ODDSAC"
02 Jun 2010: Auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa
Animal Collective
25 Jul 2011: Centro Cultural de Belém, Lisboa
Animal Collective
21- Jun 2018: Cineteatro Capitólio, Lisboa
ÚLTIMOS DISCOS
Bruma
Histórias Que Nos Contam
· POR Paulo Cecílio ·
Palavra.
ÚLTIMAS

Parceiros