DISCOS
Abdul Moimême
Nekhephthu
· 27 Fev 2009 · 10:05 ·
Abdul Moimême
Nekhephthu
2009
Creative Sources


Sítios oficiais:
- Creative Sources
Abdul Moimême
Nekhephthu
2009
Creative Sources


Sítios oficiais:
- Creative Sources
Guitarra eléctrica aberta à experimentação sónica total.

A guitarra eléctrica é “o” instrumento do rock, o seu máximo ícone. Mas as potencialidades totais da guitarra só começaram a ser verdadeiramente exploradas a partir da década de 1960 pelas músicas de vanguarda, nomeadamente experimentais e particularmente nos contextos de improvisação. Entre o discurso fragmentário de Derek Bailey (agora tornado instituição) e a experimentação preparada de Keith Rowe (desde o início dos lendários AMM), a guitarra passou a ser vista como instrumento aberto, passível de uma completa desconstrução.

Abdul Moimême, pseudónimo artístico de Rui Horta Santos, é um experimentador que além da guitarra eléctrica tem desenvolvido um consistente trabalho de pesquisa com o saxofone tenor e com outros instrumentos menos usuais. Neste disco, editado pela Creative Sources de Ernesto Rodrigues, Moimême concentra-se num minucioso processo de exploração sónica da guitarra eléctrica. Este é um trabalho solitário, onde não há sequer uma procura de linguagem na forma de matéria discursiva, apenas elementos soltos que pairam no ar, construindo espaços abstractos, cinzentos.

Em diversos contextos (ao lado de Manuel Mota ou com a Variable Geometry Orchestra), Moimême tem desenvolvido um interessante trabalho nas margens do jazz e da improvisação, mas este novo disco leva-o mais além, para os campos da experimentação arriscada. Sem obedecer a estruturas normativas pré-estabelecidas, sobra nesta música uma evocação fantasmagórica de paisagens e texturas, ambiências compostas de fragmentos. Na senda da mais aplicada experimentação de Rowe, Moimême vai ao osso, deixa a guitarra nua.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros