ÚLTIMAS
Gala Drop abrem para Holger Czukay (ex-Can) com novo EP no horizonte
· 17 Fev 2010 · 17:11 ·


Velha escola e nova escola da electrónica expansiva encontram-se no Lux, de Lisboa, no próximo dia 9 de Abril, quando os Gala Drop abrirem para Holger Czukay, membro fundador dos históricos Can, a mais fértil árvore de kraut-rock, que ainda hoje serve fruto da sabedoria a tantas bandas de ambos os lados do Atlântico. Até ao Lux, Holger Czukay trará o habitual rodízio de sintetizadores e aquilo que alguns descrevem como ambient progressivo.

Afonso Simões, baterista dos Gala Drop, não esconde a entusiasmo em torno da ocasião: “Os Can são a minha banda preferida de sempre e considero o Holger Czukay um génio pioneiro da música electrónica (e continua a fazer música interessante passados 30 anos). Não sei se a admiração é consensual, mas sei que estamos todos entusiasmados por dar este concerto”. Acerca das novidades que os Gala Drop reservam para a ocasião, Afonso refere que “nessa altura já vamos ter o primeiro disco (homónimo) em vinil gatefold para venda, e, com um bocado de sorte, o EP também”.

As restantes novidades no terreno Gala Drop passam pelos avanços no tal EP: “A gravação/edição/mistura está a decorrer um bocado à semelhança do outro disco: lentamente e sem um compromisso de termos prazos a cumprir. Tem um lado muito bom, que é o de podermos deixar as músicas respirar e ir gravando overdubs lentamente e ver o que resulta (ou não) à distância. Desta vez temos um amigo nosso a gravar e misturar que é o Pedro Alçada, mas não sei se será mais ou menos produzido que o outro, porque ainda não começámos as misturas propriamente ditas.” Em jeito de conclusão, Afonso Simões acrescenta que “em duas das quatro que vão estar no EP usámos guitarras, algo que nunca tínhamos feito até agora”.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros