ÚLTIMAS
Frango de regresso aos palcos e com "meia dúzia" de discos por editar
· 05 Fev 2010 · 19:52 ·
VÃtor, seguimos rumo ao infinito?
Já tÃnhamos saudades dos Frango. Com os Loosers e os Tropa Macaca, formam a santÃssima trindade do rock desafiante português da actualidade. A dupla VÃtor Lopes-Rui Pedro Dâmaso regressa amanhã aos palcos (curiosamente na mesma noite em que os Loosers também o fazem), no Festival Terapêutico do RuÃdo, no Musicbox, em Lisboa, e volta a actuar nos dias 12, 13 e 14 no Teatro de Ensaio, no Barreiro, no Mercado Santana, em Leiria, e no Passos Manuel, no Porto, respectivamente.
Perguntámos a Rui Pedro Dâmaso por que é que os Frango andam mais parados. "Não sei se andamos a tocar menos, os concertos de Frango geralmente surgem assim, por surtos", responde. "Já no ano passado tocámos poucas vezes, comparativamente a 2008. De qualquer maneira, estamos a preparar uma tour pela Europa, que é capaz de acontecer na altura do Verão".
O músico, que assina também trabalhos a solo como PCF Moya, admite, porém, que têm andado ocupados, tanto com o festival Out.Fest, como com a associação cultural OUT.RA, que tem organizado vários concertos. "Estes hiatos acabam por ser interessantes porque quando voltamos à carga acabamos sempre por fazer algo um bocado (ou bastante) diferente do que estávamos a fazer antes de abrandar o ritmo", refere.
É por estas razões que o calendário de edições também tem estado mais calmo, apesar de terem "em arquivo uma boa meia dúzia de coisas para sair". "Falta um bocado de tempo para organizar e definir o quê e por quem, até porque temos recebido muitos convites de editoras interessantes nos últimos dois anos. Esses lançamentos abarcam umas três ou quatro fases diferentes do nosso som nesse perÃodo, ainda pouco documentado para o exterior (há poucas semanas colocámos dois novos excertos desses diferentes perÃodos no Myspace).
A banda do Barreiro planeia ainda um "disco de estúdio", "ou seja, não uma selecção de gravações, mas algo gravado e pensado propositadamente (ainda que seja ou não música improvisada) como uma edição especÃfica".
Na mini-digressão dos dias 12, 13 e 14, os Frango estarão acompanhados pelos Golden Cup e por Maurizio Abate, dois músicos italianos da constelação Jooklo. No Passos Manuel, pode acontecer uma jam entre os três projectos.
Golden Cup é Luca Massolin, que "vive no Porto já há cerca de um ano, e tem lançado uns discos muito spacey á base de synths e bandolim ultra-processado. É ele que gere a editora 8mm Recordings". (Devemos acrescentar que Luca vive numa aprazÃvel casa onde aconteceram já concertos de gente como Stellar OM Source, Mark McGuire e Steve Hauschildt)
Em 2009, Maurizio Abate lançou Mystic Strings, disco "que rasga ragas fantásticos por uma guitarra acústica não tão processada assim", descreve Rui.
pedrosantosrios@gmail.com