ÚLTIMAS
Rui Eduardo Paes celebra 25 anos de escrita musical
· 11 Dez 2009 · 01:45 ·
Estamos habituados a ler nas suas linhas alguma da música mais excitante das ultimas décadas, sobretudo aquela mais afastada dos centros de convergência e mais próxima da música improvisada e experimental. E agora, REP, em celebração dos 25 anos de escritica musical, convidou 11 artistas sonoros a reunirem-se em "combinações instrumentais totalmente inéditas e de desfecho imprevisível". E este é um desafio que imaginamos a sair do desejo de Rui Eduardo Paes.

A granular diz que REP, euquanto testemunha constante da criatividade musical portuguesa e da sua projecção no mundo, "nunca se limitou ao tradicional papel do jornalista e do crítico: as suas contribuições abrangem também o associativismo, a organização de eventos, a formulação de projectos, a divulgação da música e dos seus agentes junto de novos públicos, a pedagogia, o apoio à edição discográfica". E nós concordamos.

Esta série de três concertos reúne no dia 17 de Dezembro Paulo Curado (flauta, saxofone soprano), Nobuyasu Furuya (flauta, clarinete baixo), João Lucas (piano) e Ricardo Freitas (guitarra baixo), no dia 18 de Dezembro Eduardo Lála (trombone), Pedro Lopes (gira-discos, electrónica), Travassos (cassetes, objectos amplificados, electrónica) e Gabriel Ferrandini (percussão) e finalmente no dia 19 de Dezembro Carlos “Zíngaro” (violino), Pedro Carneiro (vibrafone) e Ricardo Guerreiro (electrónica). A rua? Rua Rodrigues de Faria. É no LX Factory, em Lisboa, sempre às 22:30. A entrada é de cinco euros.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros