ÚLTIMAS
Vinicius Castro dá música à prosa de Fernando Pessoa
· 26 Jun 2019 · 15:41 ·
© Rodrigo Rezende

No Brasil começou por musicar o poema “A Criança que ri na Rua” de Fernando Pessoa para um EP de Taiana Machado (2010) e, ainda no país irmão, mas já em 2012, transformou o “Soneto XXV” de Pablo Neruda em música. Levado pela vida até Nova Iorque, em 2017 levou a poesia de Patrick Philips até às alcovas de Broken Machine Project e, agora sediado em Lisboa, propõe-se fazer o mesmo com a prosa de Pessoa através do projecto “Estúdio Quintinha Apresenta”.

Surgido de um convite do curador Carlos Pitella (Brown University, Dept. of Portuguese & Brazilian Studies), “Estúdio Quintinha Apresenta” convidará, mensalmente, um(a) diferente cantor(a) para interpretar poemas/textos musicados por Vinicius Castro no seu estúdio/apartamento de Campolide. As três primeiras sessões deste novo projecto do compositor brasileiro são, como referimos anteriormente, dedicadas à prosa de Fernando Pessoa e terão um como foco principal trechos do “Teatro Estático” e do “Livro do Desassossego”.

O primeiro convidado desta série é Bruno Xavier, actor e cantor actualmente em cartaz no Teatro Politeama no musical “Severa” de La Féria, que interpreta o tema “Penso, às vezes”, canção feita a partir do texto do “Livro do Desassossego” e que soa assim:

Fernando Gonçalves
f.guimaraesgoncalves@gmail.com

Parceiros