ÚLTIMAS
Os The National são, realmente, fáceis de encontrar
· 06 Mar 2019 · 15:37 ·


De 2005 para cá, com acentuada constância nos últimos anos, se há lugar onde os The National podem ser encontrados é em Portugal. Se isto terá alguma coisa a ver com o título novo disco da banda hoje anunciado? Só Matt Berninger e seus associados o poderão responder. Se o anúncio do concerto dos The National no próximo Paredes de Coura já causava burburinho entre os mais indefectíveis fãs, essa actuação recebe, hoje, mais um impulso energético com o anúncio de I Am Esay To Find, novo disco da banda que estreará no dia 17 de Maio.

Reflexão sobre o que significa ser humano no séc.XXI, I Am Easy To Find partiu de um projecto que uniu o realizador Mike Mills e Matt Berninger e do qual resultou uma média-metragem (“I Am Easy To Find”) e um álbum, aquele de que falamos agora, onde o habitual dramatismo dos The National é, de certo modo, diluído e em que o feminino adquire preponderância. Lisa Hannigan, Sharon Van Etten e Mina Tindle são algumas das vozes que se podem encontrar no disco numa escolha que, segundo Berninger, não foi deliberada pelo género. “Sim, existem muitas vozes femininas no disco mas tal não foi deliberado. Foi mais como uma forma de introduzir diversidade identitária no álbum. Gostava de ter contado com outras vozes masculinas mas o meu ego não deixou tal coisa acontecer”, explica o líder da banda.

Como prova deste desiderato surge o tema “You Had Your Soul With You”, primeiro single do novo álbum, em que os The National contam com os préstimos de Gail Ann Dorsey (colega de Bowie):

Fernando Gonçalves
f.guimaraesgoncalves@gmail.com

Parceiros