ÚLTIMAS
Semibreve, o festival que vale pelo seu todo
· 25 Out 2018 · 12:20 ·


Mais um ano, mais uma edição do Semibreve. O festival bracarense volta a apostar num cartaz riquíssimo, este ano talvez até mais do que o costume, dados os grandes nomes da electrónica e da música dita experimental que passarão pelo gnration e pelo Theatro Circo ao longo de três dias. A música irá pensar-se com a mente e com o corpo. A luta será a de sempre: mostrar aquilo que, muitas vezes, não se encontra visível a olho nu.

Essa paragem para pensar começará a ser feita com William Basinski (na foto), ponta-de-lança indiscutível do ambientalismo moderno. The Disintegration Loops já lá vai e muito mudou no mundo (talvez para pior) desde o 11 de Setembro. O mote é agora Selva Oscura, álbum editado este ano com a colaboração de Lawrence English, o qual vimos neste mesmo festival em 2017. Antes dele, há que abrir alas para os Telectu, agora formados por Vítor Rua e António Duarte, e que aqui recriarão Belzebu, obra imprescindível para se perceber o que se fazia no Portugal musicalmente profundo nos anos 80.

Na mesma noite, e devido ao cancelamento forçado de Jlin, será Actress a tomar conta do gnration com - presume-se - o mesmo espectáculo que deixou muito beto à nora na edição deste ano do Lisboa Electrónica. O britânico tomará conta da maquinaria pouco antes de RP Boo, nome forte do footwork, deixar toda a gente a suar em bica. No sábado, pertencerá a Caterina Barbieri a oportunidade de actuar num espaço que não os de sempre: a italiana virá mostrar as suas composições ao Salão Medieval da UM, a meio da tarde.

Haverá música, mas também o silêncio - sobretudo aquele contido em Grouper, cujo Ruins ainda assola os nossos cérebros de quando em vez. Esse álbum, tão português quanto nós, passará pelo Theatro Circo, juntamente com Grid Of Points, o seu último trabalho. E porque a resistência se quer underground, a noite ficará completa com DJ Stingray - a revolução faz-se dançando ou não se faz sequer. O Semibreve encerrará com dose dupla (bem, tripla): Keith Fullerton Whitman e Pierce Warnecke, primeiro, e Robin Fox, depois.

O Semibreve decorre de 26 a 28 de Outubro e já só restam bilhetes diários, mesmo mesmo quase a esgotar - corram enquanto é tempo. E, se ainda estão indecisos, fiquem com a nossa playlist para o festival.

Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros