ÚLTIMAS
TopesTopes Ilustres 2017 - André Júlio Teixeira | de Turquoise
· 31 Jan 2018 · 11:56 ·
© Rita Carmo Martins
O meu 2017 maravilha e algumas experiências e descobertas musicais.
JANEIRO e FEVEREIRO vivi em PARIS com o CIRCO ROMANÉS TZIGANE, interpretei um aparente doente mental na peça de teatro THE CUCKOO’S NEST dos FOOTSBARN TRAVELLING THEATRE. Bati o recorde com 36 espectáculos feitos no espaço de um mês e meio. Apanhei muito frio, subi a torre Eiffel duas vezes, aborreci-me muitas mais e conheci a Maria de Medeiros.
Música - Tigran Hamasyan, Nicolas Jaar.
MARÇO fui para HÉRISSON, uma pequena aldeia no campo. A primavera chegou e recuperei toda a sanidade. Deixei de fumar, comecei a fazer uma espécie de Tai Chi Yoga malandro e cantei para vacas, bois, coelhos, gatos e passarinhos.
Música - Kaki King.
ABRIL voltei ao PORTO, conheci a minha namorada e fui pelo país em tour com os LES SAINT ARMAND, a banda da qual faço parte há já 10 anos.
Música - Adam Ben Ezra, Christian Scott.
MAIO peguei no DE TURQUOISE e fui levá-lo a passear também pelo norte do nosso Portugal.
Música - Rosália.
JUNHO voltei a PARIS para apanhar um autocarro para a REPÚBLICA CHECA, parei na ALEMANHA para tomar o pequeno almoço. Cheguei a PRAGA, fiz de doente mental durante uma semana no Teatro SVANDOVO DIVALDO, comprei umas sandálias, voltei para PARIS e andei a tocar Guitarra ao lado do canal Saint Martin até ao final do mês.
Música - Antoine Boyer
JULHO fui para ITÁLIA, encontrei a minha namorada, banhei-me em mares e lagos de água quente, estive no museu UFFIZI e na BIENNALE DI VENEZIA.
Música - Fui ao Festival au Désert, e entre muitas coisas bonitas vi coisas incríveis como ALI FARKA TOURE BAND, AFEL BOCOUM, BADARA SECK, TERAKAFTe GIORGOS MANOLAKIS.
Levei a minha namorada a FRANÇA pra me ver a fazer teatro no Festival L'OPÉRA DE POCHE em Moulins.
Depois direto para AMARANTE, Festival MIMO… uma total Jabardisse em três dias.
MANEL CRUZ, TINARIWEN, RICHARD BONNA, RODRIGO AMARANTE, HAMILTON DE HOLANDA, HERBIE HANCOCK…
AGOSTO Tour de Verão com os LES SAINT ARMAND. Fiz um dos concertos mais extasiantes de que me lembro e foi no BONS SONS, festival de um espírito maravilhoso!!! Comecei a procurar casa no PORTO.
Música - Marco Luz, José Cid, João Barradas.
SETEMBRO fui para a IRLANDA fazer de tolinho outra vez no COOTEHILL ARTS FESTIVAL. Chuva, chuva, pubs, chuva, cerveja, chuva, chuva.
Voltei ao PORTO, fiz uma vénia ao sol, encontrei uma bela casa mesmo no centro da cidade. Instalei-me na Invicta.
Música - Kíla, Sam Amidon.
OUTUBRO voltei à IRLANDA para mais umas tolices no GALWAY BLACK BOX THEATRE e no BERNARD SHAW THEATRE, festejei o meu 30º ANIVERSÁRIO, voltei para o PORTO e fiz uma super festa no Rancho Folclórico do Douro Litoral. Preparativos finais para o lançamento do primeiro EP do DE TURQUOISE.
Música - Miles Davis & Robert Glasper.
NOVEMBRO Lançamento do CAMOMILA. Concerto de apresentação no Plano B. Videoclip do primeiro single pronto depois de varias insónias com o Filipe Teixeira, que é meu irmão. CDs para dar e vender. Vamos ficar ricos. Felicidade sem fim.
Música - Aydin Esen.
DEZEMBRO Tour DE TURQUOISE pelo norte do País. O single a ouvir-se em variadíssimas rádios nacionais e internacionais. Entrevistas, novas propostas, concertos, continuamente coisas boas a acontecer. Gravei um video com a VIDEOTECA por exemplo. Uma novo álbum a ser cozinhado.
Passei para o ano novo em Lucca, uma pequena cidade da Toscana em ITÁLIA. Ás duas da manhã já estava toda a gente a dormir. Tenho a mala cheia de conservas em molho de tomate e amanhã volto para o PORTO para os últimos preparativos da próxima Tour Francesa do DE TURQUOISE, já este mês de Janeiro.
Música - William Basinski.
Para 2018 “Solo Cose belle” e o resto pouco ou nada importa.