ÚLTIMAS
Topes Ilustres 2016 - LÃvia Mattos
· 15 Dez 2016 · 12:11 ·
© João Meirelles
Sempre há o que celebrar. Esse ano abalou meu otimismo convicto – com toda marcha ré política que estamos – mas sigo celebrando as possibilidades de transformação, ciclos e recomeços... sou das que gosta de segundas-feiras... de aniversário... como se tudo fosse um mini-revellion - aquele momento de abrir caminhos e apontar pra onde se quer. De onde venho jorram caldos sonoros incríveis a cada ano e este não foi diferente. Pra compor minha lista, jogo luz sobre os seguintes lançamentos da Bahia:
- LETIERES LEITE & ORKESTRA RUMPILEZZ – A Saga da Travessia
-IFÁ – Ijexá Funk Afrobeat
-LARISSA LUZ – Território Conquistado
-DVD DOIS EM UM – Ao Vivo no Museu do Reconcavo Wanderley Pinho
-BAIANA SYSTEM – Duas Cidades
Dos lançamentos fora da Bahia, os que me ocorrem como mais marcantes e recorrentes nas minhas caixas de som:
- TONINHO FERRAGUTTI – A Gata Café (sem dúvida o disco que mais escutei esse ano)
-ELZA SOARES- Mulher do Fim do Mundo
-METÁ METÁ – MM3
-ZÉ MANOEL –Delírio de um romance a céu aberto
-CATIA DE FRANÇA – Hospede da Natureza
Das coisas que andei aprontando mundo adentro e afora, destaco três experiências transbordantes! Este foi o ano que toquei pela primeira vez com uma orquestra sinfónica e isso reverbera em mim até hoje. Senti outra relação com a música, com o som... outras frequências, texturas, camadas, nuances... tudo isso com um repertório lindo de viver. Segue uma pequena mostra em vídeo:
Orquestra Sinfônica da Bahia convida Lívia Mattos
Este também foi o ano que criei e circulei com a intervenção “A sanfonástica mulher-lona”! Nao deu pra fugir com o circo, então arrumei um circo pra fugir comigo realizando mini-circo-concertos alhures! Do Cabo Verde a Santo Amaro da Purificaçao, do Piaui ao interior paulista, este delírio ambulante itinerou com liberdade. Só vendo pra saber do que estou falando!
A SANFONÁSTICA MULHER-LONA
Pra finalizar, lancei o mini-doc da minha pesquisa sobre música no circo no Brasil – a primeira etapa de um longo projeto de vida. O projeto se debruça sobre o registo documental de narrativas de circenses veteranos sobre suas vidas, o circo, dedicando-se especialmente sobre a música no circo no país.
MINI-DOC MUSICA NO CIRCO
Este projeto continua em 2017, com a realização de pelo menos mais 12 entrevistas. Ano que vem também será o ano do lançamento do meu disco autoral pelo Natura Musical! Com produção de Alê Siqueira, o álbum vai amalgamar as sonoridades e canções que venho trabalhando nos últimos tempos. Vem comigo!
www.facebook.com/liviamattos.art