ÚLTIMAS
Marc Ribot abre hoje o Jazz em Agosto 2016
· 04 Ago 2016 · 16:38 ·


O guitarrista americano Marc Ribot abre hoje a edição 2016 do Jazz em Agosto, com o seu quarteto The Young Philadelphians acompanhado pelo Lisbon String Trio. O concerto inaugural começa às 21h30 no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Também dos Estados Unidos chega-nos o saxofonista Tim Berne a liderar o quinteto Snakeoil, que se apresenta no dia seguinte, à mesma hora e no mesmo local, como, de resto, todos os concertos principais do festival. No sábado, o trio Pulverize the Sound, com Peter Evans no trompete, Tim Dahl no baixo eléctrico e Mike Pride na bateria, percussão e glockenspiel, cumpre a promessa do nome e mostra um som esquartejado pela improvisação jazz, noise e thrash metal. E no domingo a Eve Risser White Desert Orchestra encerra os primeiros dias do Jazz em Agosto.

Na segunda-feira, dia 8, é a vez de Tetterapadequ, formação composta por músicos portugueses e italianos que se encontraram no conservatório de Haia, e, no dia seguinte, de Petite Moutarde. O quarteto francês é liderado pelo violinista e violista Théo Ceccaldi, que já tocou na fundação lisboeta na edição do ano passado do festival como parte da Orchestre National de Jazz. A actuação da próxima terça-feira, dia 9, será acompanhada pela projecção de filmes surrealistas dos anos 1920s, realizados por Man Ray, Marcel Duchamp e René Clair. O Tuba and Drums Double Duo, formação luso-inglesa, apresenta-se em estreia mundial na quarta, dia 10.

Tim Dahl, do trio Pulverize the Sound, volta a marcar presença no Jazz em Agosto 2016 na quinta, dia 11, como integrante do trio Unnatural Ways, liderado pela guitarrista americana Ava Mendoza, e com um caldo de blues, jazz, psicadelismo e punk. (E atenção que Mendoza tem edição prevista para este ano na Tzadik, a etiqueta de John Zorn.) Com origens repartidas pela Alemanha, Finlândia e Sérvia, a Z-Country Paradise mistura jazz, rock e a poesia de Rimbaud no antepenúltimo dia do festival. No sábado, 13, o sexteto Supersonic do saxofonista francês Thomas de Pourquery homenageia a música visionária de Sun Ra. E no domingo, 14, a Large Unit do baterista norueguês Paal Nilssen-Love encerra a edição deste ano do Jazz em Agosto. O encontro anual do jazz mais desafiante da actualidade é complementado por actividades paralelas, como concertos de entrada livre, conferências e filmes. Para mais informações, basta seguir este link.

Hélder Gomes
hefgomes@gmail.com

Parceiros